postado em 28/08/2019 04:07
Mãe de dois filhos, trabalhadora e guerreira. Genir Pereira Sousa, 47 anos, foi a primeira mulher a ser morta pelo cozinheiro desempregado Marinésio dos Santos Olinto, 41, segundo a Polícia Civil. Ele a matou em 2 de junho e abandonou o corpo em um matagal. Nascida em Eliseu Martins, no Piauí, ela morava em Planaltina e trabalhava em uma pizzaria do Paranoá, além de fazer serviços informais como diarista em diferentes regiões.
Para facilitar a logística entre os diferentes empregos, às vezes, dormia na casa de Francidalva Xavier, 34, amiga e dona da loja, e, em outras oportunidades, precisava recorrer ao transporte pirata para chegar em casa. Sem carro, trabalhava inclusive aos domingos, dia de menor circulação de ônibus.
No Piauí, para onde costumava viajar nos dias de folga, Genir perdeu um filho de 23 anos após acidente de trânsito com a motocicleta do jovem, em 2017. Neste ano, foi vítima de agressões e ameaças do namorado no mesmo estado. Os dois mantinham um relacionamento a distância que terminou após a primeira violência.
O corpo de Genir foi encontrado em 12 de junho, em estado de decomposição. Marinésio chegou a dizer que os dois tiveram uma relação sexual consensual, mas o depoimento é desacreditado pela investigadora do crime, a delegada Jane Klébia, da 6; Delegacia de Polícia (Itapoã).
Aos amigos, Genir dizia que o maior medo de sua vida era justamente ser estuprada.
Memória
5 de janeiro
; Thiago de Souza Joaquim, 33 anos, mata a companheira, Vanilma Martins dos Santos, 30, com uma facada, no Gama.
28 de janeiro
; Diva Maria Maia da Silva, 69, é morta com cinco tiros dados pelo companheiro, Ranulfo do Carmo Filho, 72.
31 de janeiro
; A servidora aposentada da Secretaria de Educação Veiguima Martins, 55, é morta pelo marido, José Bandeira e Silva, 80.
11 de março
; A dona de casa Cevilha Moreira dos Santos, 45, é assassinada à facada pelo companheiro, Macsuel dos Santos Silva, 35, em Sobradinho.
17 de março
; Maria dos Santos Gaudêncio, 52, é encontrada morta em casa, no Itapoã, dois dias após ser assassinada a facadas pelo namorado, o cabeleireiro Antônio Pereira Alves, 44.
29 de março
; A servidora pública aposentada Edileuza Gomes de Lima, 68, é assassinada por Gustavo Araújo, 44, com quem se relacionava pela internet. Ela foi encontrada morta com um cabo USB no pescoço e uma sacola plástica na cabeça.
31 de março
; A estudante Isabella Borges, 25, é assassinada pelo ex-marido, Matheus Galheno, 22. Ela segurava a filha quando foi atingida por um dos dois tiros. Matheus se matou em seguida.
14 de abril
; Grávida de três meses do quinto filho, Luana Bezerra da Silva, 28, leva quatro facadas nas costas e uma, fatal, no pescoço. Luiz Filipe Alves de Sousa, 20, fugiu.
21 de abril
; Eliane Maria Sousa de Lima, 49, morre na casa da irmã, no Gama, esfaqueada no tórax pelo cunhado, Josué Pereira da Silva Filho, 47. Ele ameaçava a mulher, Paula Otacilio de Lima, 43, em briga entre os dois. Eliane ficou entre o casal para defender a irmã, mas foi ferida e morreu. Josué foi preso em flagrante.