Cidades

Ministério Público investiga esquema de corrupção do DER

A operação Trânsito Livre foi deflagrada nesta quarta-feira (28/8) apura cobranças de propina contra motoristas

Bruna Lima
postado em 28/08/2019 21:35

Além dos três mandados de prisão, foram feitas busca e apreensão na sede do DER e nas residências dos investigados

Um esquema de corrupção focado em cobrança de propina para a retirada de multas e devolução de carteiras de habilitação é investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (GAECO/MPDFT). Nesta quarta-feira (28/8), foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão no âmbito da Operação Trânsito Livre.

Três investigados foram detidos, entre eles um servidor do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). Com apoio da Polícia Rodoviária Federal, investigadores do Ministério Público também recolheram documentos e equipamentos no edifício sede da Instituição e nas residências dos presos.

De acordo com a denúncia, as cobranças de propina eram feitas a motoristas autuados ou que tiveram a habilitação recolhida. A atuação do grupo criminoso ocorreria de forma concatenada e cada integrante desempenharia papel específico para o desencadeamento dos crimes.

Um dos envolvidos entrava em contato com a pessoa autuada pelo DER e, se identificando como servidor, oferecia a possibilidade de não inserir a multa no sistema e devolver a carteira em troca de pagamento de propina no valor da metade da dívida com o órgão.

Para adquirir provas, o grupo de investigadores monitorou as ações criminosas durante um período e flagrou encontros entre os suspeitos e os autuados, principalmente no momento do pagamento do acordo ilícito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação