Cidades

Após tiroteio, moradores de Águas Claras temem novos casos de violência

Cidade foi palco de tiroteio entre policiais e traficantes em região de grande circulação de pessoas. Moradores e comerciantes pedem ações para conter os bandidos. Secretaria de Segurança informa que a criminalidade diminuiu

Vinícius Veloso*
postado em 30/08/2019 06:00
Os recentes acontecimentos em Águas Claras deixam os moradores e comerciantes do local assustados. Na última quarta-feira, um tiroteio entre policiais e traficantes provocou medo e pânico numa área movimentada da cidade. Depois do episódio, a sensação de insegurança foi o assunto do dia na cidade. José Oliveira Santos, de 71 anos, trabalha com conserto de panelas na Rua 14 Sul ; onde aconteceu a perseguição policial. Ele estava presente no momento do ocorrido. ;A gente fica assustado. Tem apenas um mês e meio que trabalho aqui, mas o brasileiro, no geral, está sem segurança. Não existe mais nenhum lugar seguro;, conta. O último tiroteio, na tarde da última quarta-feira, foi, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) uma ação contra traficantes de drogas.

Gleicione Ferreira, de 30 anos, é comerciante e reclama da falta de segurança. ;A gente sai de casa para trabalhar com medo, mas não podemos parar. Todo dia tem uma notícia diferente sobre violência. Com frequência acontecem roubos de carros e de pedestres aqui. Falta policiamento;, diz.

Por outro lado, o vigilante Luiz Carlos de Oliveira, 51, morador e comerciante de Águas Claras, não acredita que a violência seja um problema tão grave na cidade. ;A segurança existe, sim. Moro aqui há 12 anos e considero uma boa cidade para se morar. Sou vigilante e trabalho de noite em várias cidades do DF. Por aqui, nunca tive problema. São casos isolados;, afirma.
No momento do tiroteio, o comércio estava movimentado. O posto policial que existe na rua, e poderia ajudar na resolução do caso, se transformou em um posto de vacinação. O professor James Duílio, de 50 anos, trabalha em frente ao local do acontecimento e acredita que a violência está crescendo em todo o Distrito Federal. ;A população está se sentindo insegura, a cidade está muito violenta. Precisamos de mais segurança;, destaca.

Redução de crimes

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa, por meio de nota, que monitora prioritariamente os seis principais crimes contra o patrimônio (CCP). Fazem parte dos CCPs os roubos em veículo, a transeunte, a comércio, a residência, em transporte coletivo e o furto em veículo.

;Em Águas Claras, nos primeiros seis meses deste ano, os CCPs marcaram queda de 19,3% no comparativo de 2019/2018. No furto em veículo, por exemplo, houve redução de 21,9% no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Já o roubo a transeunte apresentou queda de 17,4% no comparativo 2019/2018, entre os seis primeiros meses na região;.

A PMDF esclarece que realiza patrulhamento de forma constante em Água Claras, com o emprego de viaturas, motocicletas e o apoio de unidades especializadas, como Rotam, Patamo e BPCães.
A Polícia Civil destaca, em nota, que ;tem participado constantemente de operações com o intuito de retirar de circulação os criminosos que insistem em agir nesta região administrativa.;

Colaborou Isa Stacciarini

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação