postado em 30/08/2019 04:07
Ao menos 13 pessoas ficaram feridas após o tombamento de um ônibus escolar na BR-251, em trecho da área rural de São Sebastião, no início da tarde de ontem. O veículo da empresa Pollo Viagens e Transporte levava 26 pessoas ; 24 crianças de 4 a 15 anos, um monitor e um motorista ; para a região do Rancho Aguilhada, onde moram os alunos do Centro de Ensino Fundamental Nova Betânia, que usam o coletivo diariamente.
Após o acidente, parte das crianças e dos adolescentes conseguiu sair do ônibus e ficar sentada, à espera da chegada do Corpo de Bombeiros. Treze vítimas foram transportadas pelos militares para os hospitais regionais de Sobradinho e do Paranoá. Uma menina de 12 anos foi encaminhada pela aeronave da corporação, com suspeita de fratura na costela e dores de cabeça, para o Hospital de Base. Os demais passageiros apresentaram escoriações leves e não necessitaram de atendimento médico.
Uma das passageiras, Rayza Isabela Leite da Silva, 14 anos, contou que o motorista estava saindo da escola e seguindo o trajeto que faz diariamente, quando perdeu o controle da direção. ;Estava tudo tranquilo, até que o ônibus virou. Foi um desespero total. Teve muita gritaria e muitas crianças ficaram machucadas. Eu mesma bati a cabeça e ralei a mão;, relatou a adolescente.
Mesmo com o ombro machucado, o motorista ajudou as crianças e os adolescentes a saírem do transporte. ;A maioria delas saiu pela parte de cima do ônibus e ele (o condutor) ajudou muita gente, inclusive a mim;, disse Rayza. A estudante ressaltou que, tanto o motorista quanto a monitora do coletivo exigem sempre o uso do cinto de segurança. ;São duas pessoas bastante cuidadosas e responsáveis. Graças à exigência deles, não tivemos problemas maiores;, destacou a adolescente.
Mãe da Rayza, a dona de casa Maria das Graças Martins, 63, recebeu a notícia do acidente pelo telefone. ;Eu estava cozinhando quando me ligaram e falaram sobre o tinha acontecido. Não pensei duas vezes e corri para ver se a minha filha estava bem. Para mim, foi um alívio;, comentou a mulher.
Regularidade
A Secretaria de Educação informou que uma equipe da diretoria de transporte escolar esteve no local do acidente para auxiliar os estudantes. Segundo a área técnica da pasta, as documentações do veículo estão regulares.
De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom), será feita uma perícia para identificar as causas do acidente. A 30; Delegacia de Polícia (São Sebastião) investiga o caso. O Correio tentou contato com algum representante da Pollo Viagens e Transporte, mas não teve retorno, até o fechamento desta matéria.
*Estagiário sob supervisão de
Renato Alves
Memória
Memória
Março de 2019
Duas pessoas morrem e 16 adolescentes ficam feridos na
BR-251, no Paranoá, após a colisão entre um ônibus escolar e um carro de passeio, com placa
de Unaí (MG). Servidoras da Secretaria de Saúde, Carla Machado, 40 anos, e Rosimeire Rodrigues da Silva, 32, estavam no Corolla branco quando os veículos bateram de frente. Elas não resistiram aos ferimentos. No coletivo havia 41 pessoas, entre elas, alunos do Centro Educacional PAD-DF.
Novembro de 2018
Um acidente entre dois carros e dois ônibus, um deles de transporte escolar, deixou oito pessoas feridas no Lago Sul. Entre elas, quatro crianças precisaram de atendimento médico e foram encaminhadas para o Hospital de Base. Uma de 8 anos, com hemorragia na boca; outra, de 9, com edema na testa; e duas de 11 anos, uma com dor no pescoço e na coluna e a outra com escoriações.
Junho de 2017
Duas pessoas ficaram feridas após a batida entre um ônibus escolar e um carro na DF-001, na altura do Assentamento 26 de Setembro, no sentido Brazlândia. As vítimas estavam em um Fiat Palio. O motorista do coletivo não teve ferimento. O veículo de passeio atingiu a parte traseira do ônibus e, para soltar o condutor que ficou preso às ferragens, o Corpo de Bombeiros levou 35 minutos. O homem teve múltiplas fraturas no fêmur direito e outros ferimentos pelo corpo.