Juliana Andrade
postado em 30/08/2019 10:20
Um jovem, de 16 anos, procurou a delegacia nesta quinta-feira (29/8) para denunciar seguranças da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô DF) de agressão. O crime teria ocorrido na Estação da 108 Sul. A 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul) investiga o caso.
Em boletim de ocorrência, a irmã do adolescente diz que um dos seguranças puxou o jovem pelo braço e o jogou contra a parede, enquanto o outro segurança o enforcou, causando lesões no pescoço dele. As agressões teriam ocorrido após o adolescente tentar passar a catraca com o cartão de um amigo.
Segundo o depoimento prestado na delegacia, o cartão dele estava sem acesso e ele estava sem dinheiro, por isso, pediu o cartão do amigo emprestado. Quando passaram pela catraca, um segurança disse que um dos dois teria que sair, pois não é permitido usar o mesmo cartão. Um deles saiu, enquanto o outro continuou. Porém, o segurança queria que os dois saíssem, mas o jovem se recusou, pois já tinha pago as passagens. Os funcionários, então, teriam pedido que eles deixassem a estação. Ao se recusarem, os funcionários começaram as agressões. O adolescente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para análise dos hematomas, segundo a Polícia Cívil.
Em nota oficial, o Metrô informou que o jovem estava usando o cartão estudantil de forma indevida. "Em situações como essa, os funcionários da empresa estão autorizados a recolher e solicitar o bloqueio do cartão. No entanto, o proprietário do cartão saiu correndo da estação tão logo o agente do local o abordou. Mas outro estudante seguiu para a plataforma de embarque. Depois de breve diálogo e diante da recusa do jovem de se retirar da estação ou pagar sua passagem, os seguranças empregaram o uso moderado da força para retirá-lo do local, previsão que consta no Regulamento de Transporte, Tráfego e Segurança do Metropolitano do Distrito Federal para casos como esse", afirmou.
A companhia ainda destacou que do lado de fora da estação uma usuária do Metrô realizou o pagamento da passagem do jovem e ele pôde usar o trasporte. O órgão público afirma que a ação dos seguranças foi gravada pelo circuito interno de TV e serão repassadas à Polícia Civil. "O Metrô-DF está tentando identificar o número do cartão do estudante que fez a liberação de forma indevida e solicitar à Secretaria de Mobilidade que faça o cancelamento do cartão", completou.