Cidades

Mulher morta a facadas em Samambaia é a 19ª vítima de feminicídio em 2019

O casal morava em Samambaia, estava junto havia quatro anos e, segundo familiares, o acusado agredia a mulher, de 41 anos, com frequência. Vítima do 19º feminicídio praticado no Distrito Federal neste ano deixa seis filhos

Caroline Cintra, Juliana Andrade
postado em 31/08/2019 07:00
O crime ocorreu em via pública da QR 413, em Samambaia, onde a vítima foi atacada a facadasCristiane Mendes de Sá, 41 anos, é a 19; vítima de feminicídio no Distrito Federal. Ela foi morta a facadas, no meio da rua, pelo companheiro, Antônio Carlos da Silva, 46, na QR 413, em Samambaia Norte. O casal namorava havia quatro anos e, segundo a família da vítima, o relacionamento era conturbado por causa dos ciúmes do acusado. O pedreiro foi preso logo após o crime, cometido na noite da última quinta-feira.

À polícia, Antônio disse que chegou do trabalho por volta das 19h e foi até a casa da namorada. Eles teriam começado uma discussão e, em seguida, ele deixou a residência de Cristiane. ;Às 23h, ele voltou ao local, e ela não estava. Como ele tinha a chave do imóvel, entrou e pegou uma faca. Minutos depois, encontrou-a na rua, e eles começaram a discutir novamente, quando deu os golpes de faca na namorada;, detalhou o delegado-chefe da 26; Delegacia de Polícia (Samambaia Norte), Cícero Jairo.

Câmeras em frente à casa onde o crime ocorreu registraram toda a ação de Antônio. As imagens mostram ele correndo atrás da mulher e esfaqueando-a várias vezes. Quando ele se afasta, Cristiane cai no asfalto. Segundos depois, ele retorna, aproxima-se da vítima e sai novamente. Quando volta pela terceira vez, vizinhos próximos começaram a agredi-lo com chutes e socos. O suspeito não tentou fugir e ficou no local do crime até a chegada da Polícia Militar. Ele foi preso e levado para a 26; DP. Antônio não tinha passagem pela polícia.

Agressões

;Tranquila.; Assim os vizinhos de Cristiane se referem a ela. Ao Correio, a madrasta da vítima, Dulcinea Lima, 46, contou que a enteada nunca arrumou confusão. ;Andava de cabeça baixa e sempre muito quieta. Até com a gente ela falava pouco;, ressaltou a atendente. As duas frequentavam igrejas evangélica.

Cristiane passava o dia cuidando e limpando a casa e saía à noite. Ela dividia um lote próprio com dois irmãos. Cada um tinha uma residência. ;Por um tempo, ela morou com Antônio, mas, como é usuário (de entorpecentes), ele delirava muito e diversas vezes perdia o controle. Ela contou isso para o meu marido, e ele a tirou de lá e deu a casa para ela morar;, afirmou Dulcinea.

A família não aprovava o relacionamento. Segundo a madrasta, as brigas eram constantes. Antônio agrediu Cristiane várias vezes, mas ela nunca o denunciou. ;A gente pagava as contas dela, de água e luz, comida, tudo, mas nunca entregamos dinheiro vivo para ela, porque sabíamos no que ia dar. E ele (Antônio), sempre levava o que ela queria; por isso, ela nunca registrou boletim de ocorrência;, revelou Dulcinea.

Mãe de seis filhos, Cristiane tinha contato com apenas três deles, que moram com os avós paternos, em Samambaia. A mais nova, de 5 anos, era muito apegada à mãe. ;Apesar do vício, ela era bastante participativa na vida deles. Mas tinha a consciência de que não tinha saúde mental para cuidar das crianças;, disse a madrasta.

Preso

Na manhã desta sexta-feira (30/8), a família de Cristiane esteve no Instituto de Medicina Legal (IML) para reconhecer o corpo da vítima. ;Quando chegamos lá, demos de cara com o Antônio. Eu fiquei muito incomodada com a presença dele, comecei a gritar. A minha vontade era de avançar nele, mas os policiais me seguraram. A gente quer justiça, que ele pague pelo que fez. Ele é um homem grande e foi muito covarde em agredir uma mulher magrinha e pequena como a Cristiane;, lamentou Dulcinea.

Antônio está preso e responderá pelo crime de homicídio, com a qualificadora de feminicídio. Passará por audiência de custódia. Caso seja condenado, pode cumprir pena de 12 a 30 anos de reclusão.

A vítima

; Cristiane Mendes de Sá
; Tinha 41 anos
; Morava em Samambaia Norte
; Deixa seis filhos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação