Cidades

Curtas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 31/08/2019 04:06


; SUDOESTE
QUADRA 500 É LIBERADA
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, liberou a construção da Quadra 500 do Sudoeste (foto). A decisão foi publicada ontem e atende pedido do Governo do Distrito Federal (GDF). A quadra, prevista para integrar a área próxima ao Parque das Sucupiras, estava suspensa por liminar da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano Fundiário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O processo movido por uma ação civil pública questiona a regularidade do licenciamento ambiental que viabilizou a construção do local. Nos autos, o GDF alega que a ;suspensão de licenças ambientais impede a realização de considerável obra de construção civil em área já consolidada para fins residenciais e comerciais, prejudicando, com isso, a política pública de geração de empregos diretos e indiretos, bem como a geração de renda e receitas públicas;. Na decisão, o ministro levou em conta que a construção do empreendimento é importante para a economia local, além de ajudar na questão da ;carência de moradias na capital do país, motivo de tantas invasões de áreas públicas. ;Porém, ele reconheceu a necessidade de se fazer um novo licenciamento ambiental, mas que isso não poderia fazer com que a obra ficasse parada tanto tempo.




; METRÔ
JOVEM AGREDIDO
Um jovem de 16 anos procurou a polícia para denunciar seguranças da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô DF) de agressão. O crime teria ocorrido na Estação da 108 Sul. A 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul) investiga o caso. Na ocorrência, a irmã do adolescente informou que um dos vigilantes puxou o jovem pelo braço e o jogou contra a parede, enquanto o outro o enforcou, causando lesões no pescoço dele. Segundo o depoimento prestado na delegacia, o cartão do adolescente estava com problema e, sem dinheiro, por isso, pediu o do amigo emprestado. Quando passaram pela catraca, um segurança disse que um dos dois teria de sair. Em seguida, porém, o vigilante exigiu que os dois deixassem o metrô, mas o jovem se recusou. Os funcionários, então, teriam começado as agressões. Em nota, o Metrô informou que o jovem usava o cartão de forma indevida. ;Em situações como essa, os funcionários da empresa estão autorizados a recolher e solicitar o bloqueio do cartão. No entanto, o proprietário do cartão saiu correndo da estação tão logo o agente do local o abordou. Mas outro estudante seguiu para a plataforma de embarque. Depois de breve diálogo e diante da recusa do jovem de se retirar da estação ou pagar sua passagem, os seguranças empregaram o uso moderado da força para retirá-lo do local, previsão que consta no Regulamento de Transporte, Tráfego e Segurança do Metropolitano do DF para casos como esse;, alegou a empresa.


; TROTE NA UnB
ESTUDANTE PASSA MAL
Um estudante de 17 anos da Universidade de Brasília (UnB) foi internado em coma induzido, depois de participar de um trote realizado por alunos da instituição. O jovem entrou, em agosto, na Faculdade de Biotecnologia. Inconsciente, ele foi levado por colegas, em um carro do sistema de aplicativos, para o Hospital Universitário de Brasília (HUB). O estudante chegou ao hospital com ferimentos na cabeça. Segundo a família, na manhã de ontem, o quadro de saúde apresentou melhora significativa. ;O jovem foi imediatamente atendido, e os exames feitos na emergência descartaram a possibilidade de traumatismo. Ele passou a noite internado, mas fora de perigo. Deve receber alta nas próximas horas;, informou a assessoria da Universidade de Brasília. De acordo com informações da Polícia Civil, o estudante ingeriu quantidade excessiva de bebida alcoólica. O caso é investigado pela 2; DP (Asa Norte), que apura a possibilidade de venda ou de fornecimento de bebidas, por maiores da idade, para criança ou adolescente. Familiares suspeitam que ele possa ter sido induzido ou obrigado a beber e que alguma substância tenha sido misturada às bebidas. A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária do Decanato de Assuntos Comunitários (Dasu/DAC) também está acompanhando o caso e oferecerá assistência psicológica;. A universidade ainda lamentou o episódio.


; TRÂNSITO
CRLV EM DIA
A fiscalização do licenciamento de veículo (CRLV) de 2019 começa amanhã e menos da metade dos brasilienses está com o documento em dia. São mais de 837 mil veículos no Distrito Federal que quitaram todos os débitos como taxa de licenciamento, multas, IPVA e DPVAT, o que representa 46,4% da frota. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47. Seguindo o calendário nacional do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a fiscalização começa pelos veículos com placas terminadas em 1 e 2. Em outubro, é a vez das placas com final 3, 4 e 5. No mês seguinte, em novembro, o foco são os finais 6, 7 e 8; e, em dezembro, termina a inspeção das placas terminadas em 0 e 9.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação