postado em 01/09/2019 04:07
GASTRONOMIA
Excelência na capital
Com a primeira sede em São Paulo, em 2009, o restaurante Cos; desembarca em Brasília. Localizado há 10 anos no bairro Santa Cecília, na capital paulistana, o restaurante de comida italiana moderna chega ao Brasília Shopping com a essência que consagrou a marca: pratos autorais, ingredientes frescos e massas artesanais produzidas pela casa.
;O restaurante Cos; surgiu em São Paulo em 2009, quando juntamente com Leonardo Recalde decidimos que estava na hora de empreender. Optamos por uma culinária italiana contemporânea com base sólidas e preços justos;, afirma o chef do restaurante, Renato Carioni.
À frente do empreendimento brasiliense estão os sócios Marco Espinoza, do também consagrado Taypá; o empresário Leonardo Recalde e o responsável pelo menu, o chefe Renato Carioni, com passagens por endereços renomados e premiados como Ritz (Londres), Enoteca Pinchiorri (Florença), Château Ch;vre d;Or (Eze Village) e Cantaloup (São Paulo).
Leonardo não esconde a felicidade do restaurante em Brasília. ;Estamos muito felizes com o convite do Brasília Shopping em trazer a nossa casa para a capital do país;, afirma. Em São Paulo, o Cos; coleciona premiações importantes, incluindo Melhor Restaurante Novo, concedido pela Folha de S.Paulo, Melhor Italiano em votação popular, da Veja Comer & Beber e ainda o título de Melhor Almoço Executivo, da revista Época.
Renato Carioni salienta que os pratos mesclam a cozinha italiana com a contemporânea. ;São exemplos nas entradas o Crostini de brioche com caviar e gema caipira curada ou Slider de steak tartare. No rol dos principais, Polvo grelhado com risoto al nero di seppia e emulsão de alcaparras. Sobre risotos, eles ocupam espaço exclusivo no cardápio. Destaca-se o de Camarão com creme de zucchini e alho confitado. Entre as massas, todas feitas na casa, assim como os pães servidos, uma das pedidas é o Gnocchetti sardi al mare. Ou o Ravioli de pato com molho de laranja e pinoles tostados. O Tiramis;, sobremesa típica italiana, ganha versão própria;, explica.
;Acredito que o DF seja um bom mercado para uma gastronomia de excelência, que é o que desejamos fazer na cidade. Nosso objetivo é fazer um trabalho de referência, afinal o brasiliense gosta de comer bem;, complementa.
Sobre as opções à la carte, o dono do restaurante destaca que estão disponíveis no almoço e no jantar, assim como o menu degustação da casa com pratos exclusivos, composto de seis etapas. Outra sugestão é o Almoço Executivo. Cada dia da semana (exceto feriados) terá a sua trinca de sabores: entrada, prato principal e sobremesa. Os vegetarianos serão contemplados com um prato fixo.
O chefe destaca que o restaurante está estruturado do jeito clássico com brigadas de salão e cozinha, divididas e organizadas pelos seus respectivos responsáveis. ;Na seleção dos colaboradores buscamos os melhores para cada função, e investimos também em formação interna.;
Para Renato, só se consegue obter sucesso profissional com muito trabalho e dedicação. ;Nosso dia a dia é bem corrido e, para tentar estar sempre em dia com o mercado, nos baseamos no feedback dos clientes, muito importantes para nós, em técnicas de gerenciamento e também na nossa experiência e intuição. Para este ano, esperamos nos firmar como um dos melhores restaurantes da capital;, finaliza.
"Acredito que o DF seja um bom mercado para uma gastronomia de excelência, que é o que desejamos fazer na cidade. Nosso objetivo é fazer um trabalho de referência, afinal o brasiliense gosta de comer bem;
Renato Carioni,
chefe do restaurante Cos;
GENTE...
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André Miceli
Inovação no ensino de Brasília
Inovação no ensino de Brasília
A Fundação Getulio Vargas iniciou as atividades em 1944. O objetivo era qualificar pessoas para a área de administração pública e privada do país. Mais tarde, expandiu com foco de atuação, passando para as ciências sociais e econômicas, e avançou pelas áreas da pesquisa e da informação. ;Hoje é considerada o melhor centro de conhecimento (Think Tank) da América Latina e um dos 10 melhores do mundo. Segundo o 2017 Global Go To Think Tank Index Report, a instituição ocupa o 7; lugar entre os top think tanks globais;, ressalta o professor da FGV André Miceli, 40 anos.
André, que também é coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da instituição, explica que, em 2003, foi criado o programa de educação executiva presencial da FGV, responsável por combinar o conhecimento e a tradição da pesquisa acadêmica com a experiência de profissionais de mercado. O programa oferece cursos de pós-graduação presencial e a distância, incluindo os MBAs, cursos de aperfeiçoamento, de curta duração, além de cursos voltados para altos executivos e programas internacionais em parceria com instituições de renome, dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia. ;A FGV inaugurou suas instalações em Brasília em 1978 e desde então já formou mais de 10.500 alunos nos programas da FGV Educação Executiva;, finaliza.
André, que também é coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da instituição, explica que, em 2003, foi criado o programa de educação executiva presencial da FGV, responsável por combinar o conhecimento e a tradição da pesquisa acadêmica com a experiência de profissionais de mercado. O programa oferece cursos de pós-graduação presencial e a distância, incluindo os MBAs, cursos de aperfeiçoamento, de curta duração, além de cursos voltados para altos executivos e programas internacionais em parceria com instituições de renome, dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia. ;A FGV inaugurou suas instalações em Brasília em 1978 e desde então já formou mais de 10.500 alunos nos programas da FGV Educação Executiva;, finaliza.
Quando o MBAs em Marketing e Inteligência de
Negócios Digitais entrou na grade dos cursos em Brasília?
Negócios Digitais entrou na grade dos cursos em Brasília?
O curso é lançamento e não há similar em Brasília. Foi criado para um público-alvo que inclui profissionais das diversas áreas do saber que necessitam adquirir conhecimentos sobre marketing e negócios digitais, que tenham por objetivo assumir posições de comando em suas empresas ou queiram empreender no segmento.
Qual o diferencial do curso?
O MBA em Inteligência de Negócios Digitais, que está com inscrições abertas, objetiva proporcionar aos participantes uma visão holística dos fundamentos e das boas práticas relacionados às plataformas digitais, suas implicações nas organizações e no comportamento dos consumidores. O curso tem como diferencial aliar tecnologia e negócios, que na atualidade está cada vez mais intrínseco ao trabalho do gestor de marketing. Hoje os ativos tecnológicos entram para medir e também criar campanhas mais eficientes do ponto de vista financeiro. Nosso diferencial é aliar aspectos de negócios, tecnologia, conhecimentos de marketing e o conhecimento analítico no dia a dia do gestor.
Que novidades os alunos vão encontrar na grade de disciplinas?
A grande novidade é a presença de matérias de Big Data Analitics e a associação desse conhecimento à tecnologia. A criação do curso foi pensada para oferecer como diferencial disciplinas que aliam tecnologia e marketing para oferecer ao gestor moderno de marketing ferramentas eficientes para trabalhar bem e evoluir na carreira. Nesse sentido, a grade de disciplinas oferece aulas que vão de planejamento estratégico de marketing digital a Web Analytics e Inteligência Competitiva em Ambientes de Big Data.
O que o curso pode agregar à carreira dos interessados?
Além da chancela FGV, que já é um diferencial competitivo em qualquer carreira pela marca e tradição, o curso oferece um networking muito rico por ter alunos de diversas origens, uma vez que os departamentos de digital das empresas são de conformações profissionais bastante distintas. É um espaço aberto para troca de ideias, além do conhecimento teórico e prático das disciplinas abordadas. Há, ainda, a oportunidade de participar de iniciativas como a produção de livros e pesquisas, dando oportunidade ao aluno de se reforçar no mercado em que atua.
Como você avalia o mercado de trabalho para
aqueles que tenham interesse em cursá-lo?
aqueles que tenham interesse em cursá-lo?
É um mercado gigantesco, que está em franco crescimento, oferece boas remunerações a seus profissionais e continuará a criar demandas. Além disso, há toda a área de novos negócios, que também está associada ao curso, com empreendedorismo e inovação, que permite ao egresso do curso atuar não só na área de marketing, com uma visão mais estratégica, mas também em áreas que estão sendo criadas, de novos negócios, nas empresas. Temos uma preocupação muito grande em fazer com que os alunos saibam pensar as estratégias digitais, não só conhecendo as ferramentas, mas, mais importante do que isso, que o aluno crie senso crítico sobre as novidades que vão surgindo, já que, quando ele sair do curso, o ambiente digital vai continuar evoluindo. Mais do que prepará-lo para entender as ferramentas de hoje, pensamos em prepará-lo para entender o impacto e poder utilizar e escolher as ferramentas do amanhã.
PROJETO ESPECIAL
PROJETO ESPECIAL
Escolha a escola do seu filho
Prezar pela educação de qualidade é uma dos principais objetivos dos pais com seus filhos. O Correio Braziliense não pensa diferente, em pesquisa de análise da cobertura de educação no Brasil, o jornal aparece como o que mais abordou o assunto entre 2016 e 2017. Dado é resultado de pesquisa da Andi e da Unesco sobre reportagens sobre o conteúdo publicadas em 11 veículos de comunicação.
Um dos projetos de educação do jornal é o especial Escolha a Escola do seu Filho, que traz conteúdos, matérias e reportagens sobre os avanços nos atuais modelos de educação do país, tendo como foco principal as escolas do DF. O objetivo da inciativa é ajudar a escolher a escola do filho de tal forma que ela seja compatível com o que os pais esperam do futuro dele.
Suplemento
Tendo em vista a finalidade do projeto, o suplemento abordará tudo o que é importante observar nas instituições de ensino, os critérios que devem ser utilizados para a escolha, proposta pedagógica, métodos de ensino, itens de segurança, recursos disponibilizados e outros pontos importantes para o momento de realizar a matrícula do filho. O especial será publicado no Correio Braziliense em 28 de setembro. O Correio oferece ainda a opção de fazer matérias no formato de Branded Content, com o desenvolvimento de conteúdos personalizados que conectam marcas à audiência, em todas as plataformas e dispositivos, com foco em relevância, engajamento, geração de valor e resultados efetivos.
O projeto conta, também, com um especial digital, uma forma inovadora, moderna e prática de oferecer conteúdo. A página apresentará o conteúdo do impresso adaptado à plataforma web (linguagem e narrativa), com os recursos que ele permite: links para outros conteúdos, vídeos, enquetes, entre outros que tornam o conteúdo mais interativo.
O projeto ainda está em comercialização, empresas interessadas no projeto podem entrar em contato com o departamento comercial pelo (61-3214-1339) ou pelo e-mail comercial.df@dabr.com.br.
NOTAS...
NOTAS...
Disposição para o consumo sobe novamente
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF) voltou a crescer em agosto, ao subir 1,8% diante de julho. Diante disso, a intenção de compras atingiu 91,4 pontos, revertendo tendência de queda iniciada em março deste ano. A predisposição de gastos das famílias praticamente se estabilizou em comparação com o patamar de dezembro do ano passado (91,2 pontos) e subiu 6,8% na comparação com o mesmo período de 2018 (85,6 pontos). A alta de agosto se relacionou principalmente com as variações positivas nos subíndices Perspectiva de Consumo (4%) e Momento para Aquisição de Bens Duráveis (2,4%), bem como com o subindicador Renda Atual (1,9%). O ICF tem permanecido abaixo de 100 pontos, zona considerada insatisfatória, desde abril de 2015, quando chegou aos 102,9 pontos. Mesmo com a melhora, em agosto, a insatisfação das famílias manifestou-se em quatro itens do ICF, como Compra a Prazo (85,7 pontos), Nível de Consumo Atual (71,9 pontos), Perspectiva de Consumo (91 pontos) e Momento para Duráveis (62,6 pontos).
Crédito bancário cai 0,2%
O Banco Central informou que o estoque total de crédito do sistema financeiro no Brasil caiu 0,2% em julho sobre junho, a R$ 3,290 trilhões, afetado pela queda no financiamento a empresas. Desse modo, o estoque total passou a 46,2% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto em junho, 47,2%. Por um lado, o saldo de financiamentos a pessoas jurídicas teve retração de 1,5% em relação a junho, por outro, o estoque relacionado às pessoas físicas seguiu no azul, com expansão de 0,8% no mesmo período. Juntando-se o total dos sete primeiros meses de 2019, o estoque geral de crédito no país cresceu 1,0%. Em 12 meses, houve aumento de 5,1%. Para o ano fechado, a expectativa do BC é de avanço de 6,5%, patamar que revisou para baixo em junho ante projeção anterior de 7,2%.
Cresce exportação de milho em agosto
De acordo com dados do governo divulgados nesta semana, a exportação de milho do Brasil deverá renovar uma máxima histórica em agosto. Estudos apontam que os embarques até a penúltima semana do mês já se aproximaram do maior índice registrado em julho. Até 23 de agosto, o país havia embarcado 6,288 milhões de toneladas, diante do recorde histórico de 6,317 milhões de toneladas somados em julho pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Segundo dados da Secex, os embarques tem sido, em média, de quase 370 mil toneladas diariamente em agosto.