Cidades

Incêndio no Parque Nacional das Emas consome 6 mil hectares

As chamas surgiram na segunda-feira (2/9) e só foram controladas nesta terça (3/9), informou o Corpo de Bombeiros

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 03/09/2019 21:05

O Corpo de Bombeiros suspeita que as chamas tenham surgido de um raio, já que algumas regiões do parque estão sendo afetadas pela chuva O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) conseguiu controlar, nesta terça-feira (3/9), um incêndio que consumiu cerca de 6 mil hectares (60km;) do Parque Nacional das Emas, localizado no sudoeste do estado de Goiás e distribuído pelos municípios de Mineiros (GO), Chapadão do Céu (GO), e parte de Costa Rica (MS). As chamas começaram no fim da tarde de segunda-feira (2/9). A corporação foi acionada por volta das 18h.

Doze militares, em três viaturas, atuaram para apagar o incêndio. A suspeita é que as chamas tenham surgido de um raio, já que algumas regiões do parque estão sendo afetadas pela chuva. "Por ser um local isolado, a probabilidade de ter sido um raio é grande. Mas, a brigada de incêndio conseguiu controlar em menos de 24h e a chuva ajudou bastante nesse controle", afirmou o major do Corpo de Bombeiros de Goiás Eberson Holanda.

Segundo o militar, caso o incêndio não fosse controlado com rapidez, o fogo se espalharia, ainda mais, por se tratar de uma área seca e ventuosa. "Esta é uma das maiores áreas de preservação florestal de Goiás. Nesses casos, precisamos combater as chamas o mais rápido possível para que não se tornem incêndios ainda maiores", disse Heberson.

Localizado a 650 km de Brasília, o Parque Nacional das Emas possui 132 mil hectares e é uma das maiores áreas preservadas de Cerrado da América Latina. Além de paisagem característica, a observação de animais típicos do cerrado como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veados e outros, são algumas das atrações para os visitantes. Além disso, o espaço preserva rios de importantes bacias hidrográficas do Brasil, tais como os rios Taquari e o Araguaia, além do rio Formoso e o rio Jacuba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação