A falha que causou interdição parcial na Ponte JK foi ajustada nesta quarta-feira (4/9). Técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) instalaram uma peça metálica para cobrir o vão aberto com a soltura da junta de dilatação. A equipe informou a agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) sobre os fins do trabalho para que haja liberação do trecho da pista, o que deve ocorrer nesta tarde.
Na terça-feira (3/9), uma placa de ferro se soltou devido à vibração causada pelo tráfego de veículos. De acordo com a Novacap, alguns parafusos que prendem as juntas de dilatação ao tabuleiro ficaram frouxos, o que causou o desprendimento. Em razão disso, um trecho de uma faixa sentido Lago Sul precisou ser bloqueado.
A placa se soltou no meio tarde, o que levou alguns motoristas a acionar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Uma das pistas, no sentido da Asa Sul para o Lago Sul, foi interditada. Rapidamente, um engarrafamento se formou.
Sem risco
Ainda na terça-feira técnicos da Novacap garantiram que a ocorrência não ofereciarisco, e o trânsito de veículos será mantido, com exceção da pista interditada. A empresa ainda destacou que uma licitação será realizada ainda este mês exclusivamente para substituir as juntas de dilatação danificadas.
Após a queda do viaduto do Eixão Sul, em fevereiro de 2018, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma série de reformas, reparos e construções de obras públicas. Entre elas, estava a Ponte JK. A manutenção estava prevista ao custo de R$ 31 milhões e com expectativa de durar um ano e meio.
A justificativa para a obra era ;manter o bom estado; da estrutura e impedir que ela chegasse ao estado de deterioração do viaduto que ruiu. Para isso, a Novacap elaborou um projeto de reforma. Entre as ações estava a troca do asfalto e das juntas de dilatação, além de revisão da parte elétrica e dos blocos de concreto submersos.
A promessa também consistia na criação de uma área embaixo da ponte para fazer vistorias e manutenções com mais agilidade.