Cidades

Distrito Federal bate recorde histórico de dia mais seco

A umidade chegou a mínima de 8%. A quarta-feira também foi a mais quente do ano, com termômetros marcando 34,2°C

Bruna Lima
postado em 04/09/2019 17:31
A umidade chegou a mínima de 8%. A quarta-feira também foi a mais quente do ano, com termômetros marcando 34,2°C
O brasiliense vive o dia mais seco desse século, até o momento. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar chegou na casa dos 8%. As temperaturas também bateram o recorde do ano: a madrugada desta quarta-feira (4/9) foi a mais quente, com mínima de 21;C, assim como a tarde, que teve pico de 34,2;C.
Sem chuva há 93 dias, a tendência é de que o tempo seco e quente se mantenha pelo menos até 15 de setembro. "Os modelos indicam uma possibilidade de chuva somente na segunda metade do mês. Então é bastante provável que o DF chegue aos 100 dias sem precipitações, tornando o ambiente ainda mais crítico, aumentando ainda mais o desconforto", detalha a meteorologista do Inmet Naiane Araújo.
Para esta quinta-feira (5/9), há a possibilidade de que a umidade chegue a níveis similares. Caso isso aconteça, o Distrito Federal fica dois dias seguidos com umidades abaixo dos 12%, o que significa estado de emergência, segundo critérios da Defesa Civil. Nesse caso, a recomendação é suspender a prática de atividades físicas e trabalhos ao ar livre.
Além disso, é aconselhado aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente e umidificar o ambiente com vaporizadores ou toalhas molhadas. Pingar soro fisiológico nas narinas e usar a sombrinha são outras indicações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação