Cidades

Brasília no maior festival de música do Brasil

Rock in Rio terá quatro bandas brasilienses: Capital Inicial e Raimundos, no Palco Mundo, e Dona Cislene e Lupa, no Palco Supernova. Com expectativa de 420 mil turistas, candangos também farão parte do público, estimado em 700 mil pessoas

postado em 05/09/2019 04:07
Em 3 de outubro, a banda Lupa subirá ao palco Supernova marcando a presença brasiliense


A edição de 2019 do Rock in Rio terá um gostinho especial para os brasilienses. Quatro bandas candangas estão confirmadas no line-up oficial do evento, que começa em 27 de setembro e segue com programação até 6 de outubro no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Raimundos, comandado por Digão ; que até hoje vive na capital federal ; e Capital Inicial, de Dinho Ouro Preto, estarão no Palco Mundo, o principal do evento. A surpresa fica por conta de dois grupos da nova geração do rock brasiliense, Dona Cislene e Lupa, que foram anunciados esta semana como atrações do mais novo palco do festival, o Supernova.

Uma iniciativa do Rock in Rio em parceria com Filtr Live, plataforma de shows da Sony Music, o espaço receberá 35 atrações nacionais em um palco que mede nove metros de altura, projetado em uma área elevada e com vista privilegiada dentro da Cidade do Rock. A curadoria buscou artistas que tivessem um público cativo em shows e uma relevância nas plataformas digitais. Tanto Dona Cislene quanto Lupa receberem o convite há cerca de dois meses, mas tiveram que manter segredo até o anúncio oficial do festival.

;Há uns dois meses, a gravadora Sony Music nos falou do projeto. De cara, aprovamos e gostamos da ideia. De lá para cá, estávamos negociando com eles. Então, ficamos dois meses guardando esse segredo;, lembra o guitarrista Guilherme de Bem, da Dona Cislene. Com passagem por festivais como Porão do Rock, João do Rock e Vaca Amarela, a banda se diz honrada com a oportunidade de tocar em um dos maiores festivais do Brasil, representando a música de Brasília. ;Foi muito legal. Estamos honrados. A ficha ainda não caiu. Quando recebemos a notícia ficamos muito felizes;, lembra.

Fundada ainda na época em que Bruno Alpino (voz e guitarra), Guilherme de Bem (guitarra), Pedro Piauí (baixo) e Paulo Sampaio (bateria) estudavam juntos em uma escola do Plano Piloto, a Dona Cislene se tornou uma banda oficialmente em 2013, quando começou a produzir o álbum Um brinde aos loucos, lançado em 2014. A apresentação no Rock in Rio, prevista para 28 de setembro, mesmo dia em que Foo Fighters, Weezer, Tenacious D e CPM 22 + Raimundos sobem ao Palco Mundo, ocorrerá na semana em que a banda lançará um álbum, TempoRei, que terá o primeiro single lançado amanhã nas plataformas digitais.



;Quando chegou a notícia de que íamos tocar no dia do Foo Fighters, banda da qual todos nós somos fãs, aí a gente desabou mesmo. Foi choro para todo lado. Além de tocar no Rock in Rio, vai ser no dia da nossa banda favorita e do Raimundos, com quem aprendemos muito. Estamos bem ansiosos, e isso tudo cair na mesma semana... Está sendo perfeito;, define Guilherme de Bem. No show, o grupo fará um passeio pelo repertório dos dois primeiros álbuns, Um brinde aos loucos e Menino & leões (2017), com canções do novo material.

Em 2013, Múcio Botelho (vocal e guitarra), André Pires (teclas, percussão e voz), João Pires (bateria), Victor Fonteles (guitarra) e Lucas Moya (baixo) formaram a Lupa, e, como boa parte das bandas de rock de Brasília, ela nasceu entre amigos, que nem nos maiores sonhos, imaginavam estar no Rock in Rio como atração, em vez de público. Este ano, o grupo sobe ao Palco Supernova em 3 de outubro, mesma data em que Red Hot Chili Peppers, Panic! At The Disco, Nile Rodgers & Chic e Capital Inicial se apresentam no Palco Mundo. ;Lançamos o primeiro disco há dois anos com um financiamento coletivo. Rodamos o Brasil tocando nos maiores festivais. Mas isso aqui é o ápice do sonho de qualquer artista, qualquer pessoa neste país que um dia tenha segurado numa guitarra, cantado uma música... É inacreditável;, define Múcio Botelho.

O convite para o Palco Supernova veio primeiramente por e-mail. O quinteto ;quase infartou; com a notícia, mas teve que guardar segredo até o anúncio nesta semana. ;Estávamos segurando esse negócio aqui entalado na goela. Agora estamos em êxtase e loucos para tocar lá. Esse é o show mais importante da nossa vida. É um sinal de que tudo está dando certo;, completa. Para a apresentação, a Lupa prepara um show com o repertório de Lupercália (2018) e os mais recentes singles Bixinho, E se não der pra esperar? e Oi. ;Vamos tocar também duas inéditas, mas não podemos deixar de cantar Oi, primeiro single que lançamos com a Sony e que tem mais de um milhão de plays nas plataformas digitais;, adianta.


Palco Supernova ; Rock in Rio
; 28 de setembro (Alt Rock): Dona Cislene, Bullet Bane, Ponto Nulo no Céu, Maglore e Vivendo do Ócio.
; 3 de outubro (Indie, Alt Rock e Pop Rock): Lupa, Menores Atos, Big UP, Braza e Bula.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação