Cidades

DF em estado de emergência

postado em 06/09/2019 04:07
São, no total, 95 dias sem chuva no DF: umidade chegou a 8%

A seca continua castigando o brasiliense e, ao que tudo indica, os próximos dias também serão quentes. Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso vermelho para todo o Distrito Federal, devido à baixa umidade do ar, que chegou a 10% à tarde, por volta das 15h30. O índice mais baixo do século, 8%, foi na última quarta-feira e bateu o recorde de 9% registrado em 29 de agosto de 2017, no Gama. A previsão para hoje é de 15%. A temperatura máxima pode chegar a 33;C.

A meteorologista Naiane Araújo explicou que o aviso vermelho é quando o nível da umidade fica abaixo dos 12%. O número indica estado de emergência, também emitido ontem pela Defesa Civil. Neste caso, devem ser adotadas medidas que evitem o desconforto para a saúde da população e ações de prevenção e combate às queimadas .
Naiane explicou que o fenômeno é causado por uma massa seca e quente que está estacionada na região central do país e que deve permanecer por mais sete ou 10 dias. A meteorologista destacou que esse tipo de ocorrência, de temperatura elevada e baixa umidade, faz parte do padrão climático comum nesta época do ano no DF.

Hoje, o DF completa 95 dias sem chuva. As precipitações devem começar a aparecer na segunda quinzena deste mês, mas de forma fraca. Esta é uma das características do período de transição, quando a seca começa a ir embora dando lugar à estação chuvosa.

A autônoma Daylene Macêdo, 25 anos, não vê a hora de a chuva voltar para aliviar a seca no DF. Durante o dia, ela bebe bastante água e come alimentos frios para se refrescar. À noite, usa um umidificador no quarto para conseguir dormir. ;Esse clima está bem complicado. A gente sente a falta de água no corpo e precisa repôr o tempo todo. A gente acaba sentindo dores musculares, na cabeça. Acontece até de o nariz sangrar. Nesse caso, tenho que abusar de remédios nasais;, contou.

Durante a semana, o vigilante André de Siqueira, 28, sentiu febre e ficou com a garganta inflamada. Apesar dos problemas com a saúde, ele afirmou ter se acostumado com o período seco. ;O clima de Brasília é doido e a gente nunca sabe o que nos espera. Uma hora está calor, daqui a pouco frio. Isso acaba com a saúde da gente. Tento sempre beber bastante água e me alimentar bem, mas dessa vez sofri com a secura;, afirmou.

A garrafa com água se tornou companhia indispensável para a secretária Letícia Ribeiro, 19. Para ela, com o calor fica mais difícil fazer tudo, por isso abusa do gelado. ;Além disso, tento ficar em locais com mais vento e uso muita banha de cacau para deixar os lábios hidratados. Acho que estamos vivendo as consequências da nossa falta de cuidado com o ecossistema. A gente não cuida, agora temos que aguentar;, disse.


Estrago

De 1; de janeiro a 3 de setembro, o total de áreas queimadas no DF foi superior a 7,2 mil hectares, o que equivale a 72 milhões de metros quadrados. Nos três primeiros dias de setembro, cerca de 556 hectares foram queimados. Este ano,
a corporação recebeu mais de 6 mil chamados. Fonte: Corpo de Bombeiros


Cuidados com a saúde

; Beba bastante líquido
; Evite atividades físicas ao ar livres das 10h às 17h
; Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
; Use roupas leves

Fonte: Inmet e Defesa Civil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação