Cidades

Incêndio deixa três feridos

postado em 08/09/2019 04:18
O trio sofreu queimaduras pelo corpo enquanto tentava combater as chamas em uma chácara da região


Um incêndio florestal no Lago Oeste deixou três pessoas feridas na manhã de ontem. Os homens tentaram combater as chamas que atingiam a área da Chácara 53, na Rua 1, quando sofreram queimaduras pelo corpo. O trio precisou ser encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O Corpo de Bombeiros enviou cinco viaturas, um avião e um helicóptero para conter o fogo.

De acordo com informações dos bombeiros, quando as chamas começaram a se espalhar pela área, as três vítimas tentaram conter o avanço do fogo. Assim, acabaram expostos ao incêndio. Todos sofreram queimaduras de 1; e 2; graus. O caso mais grave foi de Alisson Paulo Lima de Souza, 35 anos, 40% do corpo ficou ferido ; incluindo cabeça, rosto, tórax, braços e pernas.

Julio Cesar Pereira, 58, sofreu queimadura em 25% do corpo, nas regiões da cabeça, do tórax, do quadril e braços. Já Gabriel Antunes Marisoto, 20, teve as duas mãos atingidas pelas chamas. Os homens foram resgatados conscientes e orientados pelos bombeiros. Nenhum corre o risco de morte.

Orientações

Conforme orientações do Corpo de Bombeiros, quem se deparar com alguma queimada, só deve tentar combater o fogo se o incêndio ainda estiver no início. E somente se a pessoa tiver equipamentos necessários, como abafadores, mangueiras e, no caso de chamas em estruturas ; casas e apartamentos ;, extintores. Independentemente do caso, é preciso acionar a corporação pelo 193.

O capitão João Henrique Corrêa Pinto explica que, para alguém conter as queimadas, é preciso ter treinamento básico, oferecido pelos bombeiros durante campanhas preventivas. ;Se o fogo evoluir e se espalhar, a recomendação é deixar a área o mais rápido possível e buscar um abrigo seguro;, destaca.

Segundo o capitão, quando uma pessoa está em meio a um incêndio florestal, a última coisa a se fazer é entrar em desespero. ;É preciso estar atento para buscar a melhor rota de saída. Para caminhar, a pessoa deve procurar as áreas já queimadas, pois elas não têm possibilidade de serem atingidas pelo fogo novamente. O local mais adequado para fugir nessas situações é a estrada, pois oferece segurança. As chamas não atingem o concreto;, orienta.

;Se no processo de fuga alguém se ferir, nada de usar remédios naturais ou pomadas. Há o costume de se passar produtos que se tem em casa, mas é errado e pode trazer danos à saúde da vítima. A recomendação é lavar a região machucada apenas com água corrente e soro fisiológico. Depois, aguardar os bombeiros;, finaliza José Henrique Corrêa.



O que fazer

; Acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193

; Se for um princípio de incêndio, pode-se combater com abafadores, mangueira ou extintor de incêndio (em casas e apartamentos, por exemplo)

; Se o fogo se espalhar, deve-se deixar o local buscando regiões já atingidas pelas chamas

; Procure abrigo seguro do incêndio, como estradas

Fonte: Corpo de Bombeiros


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação