postado em 10/09/2019 04:07
A prova de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi tema da live do Correio no Facebook, na tarde de ontem. O bate-papo faz parte do Especial Enem do Correio. Os professores Alessandro Reis (biologia), Juliana Gaspar (química) e Paulo Ferrari (física), do Sigma, resolveram abrir banco de questões do suplemento e avaliaram o que pode cair no exame deste ano. Para eles, temas como ecologia e potência elétrica certamente estarão na prova. Cabe ao candidato não esquecer das possibilidades interdisciplinares do exame e estudar os conteúdos de modo igualitário.
;Os eixos centrais são bem divididos: 15 questões para cada disciplina. Normalmente, quem que se prepara de maneira homogênea se sai bem, pois os itens requerem essa capacidade adaptativa. Esse é o grande desafio das questões mais difíceis da prova;, afirma Paulo Ferrari. ;É a prova mais difícil e, especialmente em cursos de alta demanda, não dá para escolher sobre qual matéria estudar mais;, acrescenta Juliana Gaspar.
;O candidato deve estar confortável em pegar a base teórica que ele já tem e aplicá-la em contextos que ele não esperava;, destaca Ferrari. ;Desse modo, o estudante pega um aspecto tradicional da biologia, como a percepção da visão ou audição, e o vê do ponto de vista físico;, diz ele. ;O exame pede um bom generalista, hábil na resolução de problemas usando das mais diversas ferramentas;, acrescenta Alessandro Reis.
Especialmente em relação à ecologia, Reis vê necessidade de não fugir da ciência que envolve os incêndios recentes na Amazônia. ;O país é alvo de críticas internacionais sobre a sua gestão ambiental. Espero que não haja interferência governamental nem que a prova se esquive de falar de ecologia. O aluno precisa de uma visão crítica do que está ocorrendo;, diz. ;
"O candidato deve estar confortável em pegar a base teórica que ele já tem e aplicá-la em contextos que ele não esperava;
Paulo Ferrari, professor de física
Nova live hoje
Nesta terça-feira (10), às 15h, haverá nova live sobre o Enem, desta vez com o professor de matemática Paulo Luiz, do Sigma. Ele resolve questões de anos anteriores do exame. Acesse o Facebook do Correio (facebook.com/euestudante) e confira.