Cidades

Iluminação natalina deste ano transformará Torre de TV em árvore gigante

Governo local firmou, nesta quarta-feira (11/9), acordo de cooperação técnica para a festa. Eixo Monumental ficará decorado de 7 de dezembro a 6 de janeiro

Jéssica Eufrásio
postado em 11/09/2019 20:11
Vila do Noel e outras atrações gratuitas serão montadas na área central de Brasília
Os preparativos para as festas de fim de ano na área central de Brasília começaram. A proposta para 2019 inclui, entre atrações variadas, transformar a Torre de TV na maior árvore natalina iluminada do país. A iniciativa, intitulada Natal Monumental, resultou de um termo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).
A programação ocorre de 7 de dezembro a 6 de janeiro de 2020 e será aberta com um show pirotécnico de três minutos na Torre de TV. Uma megaestrutura, segundo o Executivo, será montada ao lado do ponto turístico, com direito a bolas de natal de 8 metros de diâmetro. A região também será palco de apresentações da Orquestra Filarmônica de Brasília, além de apresentações natalinas com bailarinos, cantores, músicos e atores. Haverá, ainda, uma área para gastronomia. As atividades serão gratuitas. Diariamente, sempre às 20h, haverá a iluminação da torre.

O evento, que tem apoio do Banco de Brasília (BRB) e do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF), é inspirado no Natal Luz de Gramado (RS). A programação leva milhões de turistas à cidade gaúcha no fim do ano. A expectativa do Executivo distrital é que a decoração no Eixo Monumental movimente a rede hoteleira, o comércio e o setor de entretenimento, além de permitir que famílias venham de outras unidades federativas passar o feriado na capital federal.

Festa nas cidades


A decoração da Torre de TV ficará sob a direção geral de Abel Gomes, responsável pela iluminação da festa de revéillon do Rio de Janeiro, da árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, na mesma cidade, e pela abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, também na capital fluminense.

A projeção no cartão-postal brasiliense poderá ser vista a 5km de distância. A Vila do Noel e um coreto para apresentações musicais complementarão o cenário. No Eixo Monumental, um espaço climatizado de 3 mil metros quadrados será montado para atividades recreativas e educativas. Haverá, ainda, um planetário e um oceanário infláveis, além de um caminhão e duas vans, que levarão artistas e cenários para 12 regiões administrativas.

O governo não informou se haverá alguma contrapartida financeira por parte do Executivo para arcar com os gastos da festa.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação