Cidades

Ministério Público recomenda à Saúde medidas contra a dengue no DF

Na avaliação do MPDFT, %u201Co Distrito Federal perdeu a batalha contra o Aedes aegypti%u201D neste ano, e cenário não pode se repetir com a próxima temporada de chuvas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 13/09/2019 16:24
Fumacê de combate ao mosquito da dengue em Taguatinga
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) enviou um documento à Secretaria de Saúde recomendando 14 medidas para evitar casos de dengue no DF. A ação é parte de um trabalho de prevenção do MP para se antecipar ao próximo período chuvoso, quando o número de casos da doença aumenta.

Na avaliação do Ministério, "o Distrito Federal perdeu a batalha contra o Aedes aegypti em 2019", ano que registrou 43 mortes em virtude da dengue. O governo terá 30 dias para encaminhar uma resposta ao MPDFT, com um plano de ação e cronograma das atividades.

O documento enviado à pasta da saúde é dividido em três eixos, o combate ao mosquito, o levantamento de dados e informações epidemiológicas e a assistência à saúde. "A Secretaria deve aprimorar a fiscalização dos agentes de campo para evitar a marcação de visita fictícia, bem como adotar medidas necessárias, inclusive judiciais, em relação aos criadores reincidentes do mosquito em seus imóveis e residências", informou o Ministério, em nota.

Entre outras recomendações, estão ainda ações relacionadas aos dados epidemiológicos, que devem ser aprimorados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Online), e articulações de parcerias com órgãos públicos, setor privado e sociedade civil. O MP também destaca que a pasta deve sistematizar atividades de mobilização social, educação em saúde e comunicação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação