Publicidade

Correio Braziliense

Começa campanha de vacinação antirrábica no DF com 219 pontos de vacinação

Gatos e cachorros com mais de três meses devem ser imunizados


postado em 14/09/2019 15:51 / atualizado em 14/09/2019 16:15

(foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Os donos de pets devem se programar para levar cães e gatos para serem imunizados contra a raiva. Neste sábado (14/9) é primeira etapa da campanha antirrábica na capital. Serão 17 regiões administrativas do Distrito Federal que recebem 219 unidades de vacinação, que funcionam no sábado, das 9h às 17h.

A meta do Governo do Distrito Federal é vacinar 135.338 animais. Cães e gatos com mais de três meses devem ser levados para serem imunizados , assim como cadelas e gatas gestantes ou amamentando. Os animais devem ser vacinado anualmente contra a doença. Em caso de animais que nunca foram imunizados, é preciso repetir a dose em 30 dias.

Nessa primeira etapa, os locais onde haverá vacinação são: Asa Norte, Cruzeiro, Fercal, Guará, Jardim Botânico, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho, Sudoeste, Octogonal, Varjão e Vicente Pires.

No dia 21 a campanha continua na segunda etapa. Nesta, os locais atendidos serão: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, Estrutural e Águas Claras.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa viral que atinge mamíferos. Ela se caracteriza por uma encefalite aguda e é letal em quase todos os casos. Esse vírus pode ser transmitido do animal para o homem e cães e gatos são o principal veículo de transmissão, principalmente através de mordidas. O último caso de raiva registrado em humanos no Distrito Federal foi em 1978; em cães foi em 2000; e em gatos, em 2001.

Confira os pontos de vacinação que estarão abertos no sábado.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade