Cidades

Codeplan lança portal que reúne informações socioeconômicas do DF

Plataforma permite consulta e cruzamento de dados em diferentes áreas. Proposta facilita visualização de resultados de pesquisas distritais e nacionais

Jéssica Eufrásio
postado em 17/09/2019 13:14
Presidente da Codeplan, Jean Lima (E), e secretário de Governo, José Humberto Pires participaram da solenidade de apresentação do site Em um trabalho em parceria com o Executivo, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) lançou, na manhã desta terça-feira (17/9), o portal InfoDF. O site organiza dados quantitativos gerados em órgãos do DF e os disponibiliza por meio do Sistema de Informações Estatísticas do Distrito Federal. A ferramenta concentra informações geográficas e socioeconômicas, a fim de melhorar o planejamento de políticas públicas.

Entre as ferramentas agregadas, há monitores do mercado de trabalho, catálogo de mapas, além de índices distritais baseados em levantamentos como a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) e números de órgãos do Executivo nacional e distrital. Os resultados podem ser conferidos nas áreas social, econômica, urbana e por meio de comparativos.

Gerente de ciências da informação da Codeplan, Alexandre Santos explica que a proposta de criação da plataforma é antiga e que o site facilita a consulta de dados ;espalhados de forma difusa; anteriormente. ;A ideia é concentrá-los e facilitar a visualização. Quando você trabalha de forma gráfica, facilita a interpretação e a divulgação. Você ajuda gestores, empresários que buscam fazer investimentos e a população. Fica algo lúdico e de fácil acesso;, elogiou.

Informações divididas por temas


Por meio do site, é possível consultar a situação do mercado de trabalho no DF e analisar quais profissões estão em crescimento ou em queda. O portal conta, ainda, com informações divididas por temas, seja em todo o Distrito Federal, por regiões administrativas ou por ano, e com um painel com informações sobre a ocupação territorial, dados relativos à produção agrícola, índices da saúde e da cultura, além de relatórios demográficos.

Para o presidente da Codeplan, Jean Lima, o sistema transforma as pesquisas de que a população ouve falar em algo palpável. Ele acrescenta que o portal surgiu para traduzir os levantamentos efetuados pela companhia para o público em geral. ;A proposta é de que a população tenha, ao alcance da mão, informações relacionadas à própria região administrativa ou à temática que preferir: emprego, segurança pública. É uma ferramenta que dá utilidade prática às pesquisas na vida dos brasilienses, gestores e pesquisadores;, ressaltou Jean.

Presente à cerimônia de lançamento, o secretário de governo, José Humberto Pires, considerou o site um ;instrumento fundamental de gestão;. ;Os dados, com qualidade, nos permitem fazer não só uma gestão de qualidade, mas também a aplicação dos recursos, que são muito poucos, em políticas públicas fundamentais para a população;, declarou.

Secretário de Economia, André Clemente ressaltou que a área econômica sustenta o Estado e que os brasileiros entenderam a importância da divulgação de resultados para o dia a dia das famílias. ;Todos sabem que os recursos estão escassos e, se o DF não mudar o eixo econômico, hoje lastreado na administração pública, ele quebra nos próximos quatro anos. Temos de fazer isso rápido. Atrair empresas, desenvolver, gerar emprego, renda e é isso que temos feito;, concluiu.
[SAIBAMAIS]O site pode ser acessado pelo endereço: infodf.codeplan.df.gov.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação