postado em 18/09/2019 04:16
TAGUATINGA NORTE
Entulho na rua
A leitora Juliana Prado, 40 anos, reclamou que, após a demolição de uma casa no Conjunto W da QNM 33, em Taguatinga Norte, o entulho foi descartado em via pública. Para ela, a situação é um ;absurdo;.
; Em nota, a Administração de Taguatinga disse que realizou vistoria no local e constatou que os entulhos no espaço são oriundos de restos de obra particular. O proprietário foi acionado e garantiu que vai fazer a limpeza o mais rápido possível. Já a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) informou que enviará fiscais ao local e, se verificada a irregularidade e identificado o infrator, a multa varia de R$ 2.108 a R$ 21.000 (se for em área de preservação ambiental). Em caso de reincidência, a multa será aplicada no mesmo valor até cessar a irregularidade. A sanção varia conforme a quantidade de resíduos.
ÁGUAS CLARAS
Lagoa seca
Lagoa seca
A leitora Tatiane Nunes reclamou do baixo nível de água na lagoa do Parque de Águas Claras. "Penso que como é uma área cuidada pelo estado deveria ter uma atenção especial. Penso que os responsáveis deveriam repor a água através de um carro-pipa." A leitora acrescentou que o parque precisa de uma revitalização. "Tem mato que chega a quase 2 metros de altura. Deveriam fazer uma poda com frequência e fazer uma campanha junto à comunidade que ali frequenta para plantio de árvores.;
; O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) disse que a lagoa é abastecida por uma nascente perene que durante a época de seca reduz a quantidade de água. Todos os anos ocorre esse evento. Como a lagoa alimenta o córrego, não há como represá-la e manter a água por caminhões-pipa. Segundo o instituto, como já há previsão de chuva para as próximas semanas, o volume de água deve crescer naturalmente. Em relação ao mato, o Ibram destacou que o local é um parque ecológico e que, em algumas áreas, a vegetação é mantida para a manutenção da biodiversidade.