Cidades

Sem trégua: temperatura segue em alta no DF nesta quarta-feira

Previsão é de mais calor e tempo seco, chegando a 35°C no DF

Emilly Behnke
postado em 18/09/2019 09:14
Com calor sem dar trégua, hidratação é principal dica para driblar a seca
A previsão é que o brasiliense sofra mais com o calor nesta quarta-feira (18/9). A temperatura máxima pode chegar a 35; C no Distrito Federal. Até então, o dia mais quente do ano foi 13 de setembro, quando os termômetros registraram 34,9;C, no Gama. A mínima do Plano Piloto registrada nesta quarta-feira foi de 18;C. Em Águas Emendadas, a menor temperatura do dia foi de 11;C.

A baixa umidade e a temperatura em elevação devem se manter até o final de semana. "Hoje, completamos 107 dias consecutivos sem chuva e a tendência é que a secura continue", reforçou o meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mesmo com a chegada da primavera, que se inicia na próxima segunda-feira (23/9), a expectativa é de poucas mudanças na previsão do tempo. Segundo o meteorologista, há a possibilidade do aumento da nebulosidade a partir do dia 26. A chuva, contudo, ainda deve demorar mais um pouco para chegar.

O céu se mantém claro, com poucas nuvens e névoa seca. Já a umidade do ar varia de 15% a 50% em Brasília. O pico da baixa umidade deverá ocorrer durante o período da tarde. No DF, a máxima da umidade foi atingida em Águas Emendadas, onde foi registrado 75% nesta manhã.

Cuidados

O ar seco é sinal de alerta. A estiagem afeta a saúde do brasiliense e o tempo é favorável para a propagação de doenças respiratórias. Especialista alertam para a necessidade de hidratação constante e pedem que as pessoas evitem realizar atividades físicas ao ar livre durante o pico do calor, geralmente entre 10h e 17h. Usar protetor solar e manter os ambientes arejados também são cuidados necessários neste período.

Além disso, é importante a população se manter informada sobre o tempo. O cidadão pode se cadastrar no sistema de avisos da Defesa Civil. O órgão emite alertas aos moradores do DF sobre a situação da umidade. Para tal, os interessados devem enviar o número do CEP da residência para o número 40199.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação