Cidades

Idosos são presos suspeitos de aplicar golpes do bilhete premiado no DF

A dupla tem passagem pela polícia desde 1992 pelo crime de estelionato e tinha mandado de prisão preventiva em aberto

Caroline Cintra
postado em 18/09/2019 15:52
Dois idosos foram presos suspeitos de praticar o golpe do bilhete premiado em várias regiões do Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, Josimar Dias Barbosa, 60 anos, e Pedro Jorge Francisco, 61, têm diversas passagens pela polícia. A primeira foi em 1992 pelo crime de estelionato. As prisões ocorreram na tarde da última terça-feira (17/9).

O delegado-adjunto da 9; Delegacia de Polícia (Lago Norte), Paulo Renato Fayão, contou que os suspeitos preferiam aplicar o golpe em mulheres idosas, próximo a bancos, lotéricas, centros comerciais e shoppings. "Um deles se vestia de forma mais simples, aparentando ingenuidade. Dizia que era portador de um bilhete premiado e que tinha dificuldades para retirar o prêmio. Enquanto ele conversava com a vítima, o comparsa chegava, mais arrumado e esclarecido, e dizia que tinha ouvido falar desse bilhete e que estaria disposto a ajudar", explicou.

De acordo com o delegado, o suposto ganhador oferecia 10% do prêmio para quem o ajudasse a resgatar o valor. "O comparsa apresentava uma quantia em dinheiro para o portador do bilhete como forma de conquistar a confiança de que não contaria para ninguém sobre o prêmio e para garantir os 10% que ganharia, posteriormente. Dessa forma, a vítima fazia o mesmo e desembolsava uma quantia alta", contou Fayão.

À polícia, uma das vítimas, 66, contou que foi abordada pela dupla nas proximidades da comercial da 102 Sul, na Asa Sul. Ela chegou a desembolsar R$ 4,6 mil para ajudar o suposto ganhador. Após os saques, ela e os idosos foram até uma lanchonete. No entanto, em determinado momento os dois saíram do local e não retornaram. Mais duas pessoas denunciaram a dupla na 9;DP. Eles já foram indiciados em três inquéritos por estelionato.

De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom), Josimar e Pedro se apresentaram na 9; Delegacia de Polícia (Lago Norte), na tarde de terça-feira (17/9) para prestar depoimento. Durante buscas no sistema, os policiais constaram que havia mandados de prisão preventiva em aberto contra os dois. A dupla foi presa e aguarda audiência de custódia.

"Ao que tudo indica, os dois são velhos conhecidos e atuam juntos há muitos anos. Agora, estão presos preventivamente e a disposição da Justiça. Caso sejam condenados, podem pegar pena de 1 a 5 anos por cada crime de estelionato praticado", afirmou o delegado. A polícia investiga se eles fizeram mais vítimas em outros estados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação