Cidades

VÍDEO: Incêndio consome apartamento na 410 Norte

Chamas atingiram a sala e dois quartos do imóvel. Fogo foi controlado às 18h34 e ninguém ficou ferido

Sarah Peres, Mariana Machado
postado em 18/09/2019 19:02
Incêndio consumiu apartamento do terceiro andar de um prédio da 410 norte

Um incêndio destruiu um apartamento de 65 metros quadrados no terceiro andar do Bloco G da 410 Norte no fim da tarde desta quarta-feira (18/9). Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local e, em cerca de 30 minutos, conseguiram conter as chamas. Nenhuma pessoa ficou ferida. Uma gata que mora na residência foi resgatada pelos militares, tomou soro e ficou aos cuidados de um vizinho. Ela estava escondida embaixo de um móvel e não se machucou.

Duas pessoas moram no imóvel atingido, mas não estavam em casa durante o ocorrido. O servidor público Rafael Barros, 36 anos, é um deles. "Uma pessoa viu o fogo e ligou para a administradora do prédio, que me chamou." A sala e dois quartos da residência foram atingidos pelas chamas. O banheiro também ficou parcialmente queimado.

[VIDEO1]

O tenente Walmir Oliveira explicou que o fato de o apartamento ser vazado, com grande circulação de ar, facilitou que as chamas se espalhassem rapidamente. "As equipes entraram em duplas, combatendo o fogo diretamente", afirmou. Trinta e oito militares trabalharam para extinguir o incêndio.

A energia do edifício precisou ser cortada e a Polícia Militar fechou a quadra. Pouco depois do controle das chamas, as prumadas não atingidas tiveram a energia religada e os moradores puderam regressar às casas. A Defesa Civil foi acionada para avaliar a situação e antes das 20h, as luzes começavam a se acender na prumada do imóvel incendiado.

[FOTO1452918]

Crédito do vídeo: Vitor de Moraes*

Susto

O zelador do prédio, Carlos Alberto Ximenes, 56 anos, levou um susto com as chamas. "Eu ouvi uns meninos gritando que estava pegando fogo e fui correndo. Primeiro era só de um lado, mas logo passou para o outro. Eu comecei a interfonar nos apartamentos para que as pessoas descessem", relatou. Segundo ele, apenas um apartamento estava ocupado, já que a maioria dos moradores estava trabalhando.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a perícia deve ser feita na quinta-feira (19/9). Ainda não é possível afirmar as causas. A designer Janaína Carvalho, 42 anos, viveu por oito anos no apartamento que pegou fogo. "Há quatro meses me mudei para outro imóvel o mesmo edifício. Eu cheguei mais cedo do trabalho e vi quando o fogo estava começando a quebrar a janela do quarto", detalhou. Segundo ela, o prédio está sempre em manutenção e já passou por algumas reformas.

Recomendações

Em caso de incêndio em apartamento, o Corpo de Bombeiros faz algumas recomendações:

  • Acione os bombeiros imediatamente;
  • Saia do edifício. Leve apenas o que estiver ao alcance das mãos;
  • Feche as portas, mas não tranque. As portas compartimentam o fogo e limitam que a fumaça se espalhe. Contudo, se estiverem trancadas, podem dificultar o trabalho dos militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação