Cidades

Denunciado por quatro crimes

Cozinheiro responderá por homicídio quintuplamente qualificado, tentativa de estupro, ocultação de cadáver e furto

postado em 19/09/2019 04:06
Suspeito ainda será investigado por crimes contra outras mulheres
Marinésio dos Santos Olinto, 41 anos, foi denunciado pelo assassinato da advogada Letícia Sousa Curado de Melo, 26. Ele responderá por homicídio quintuplamente qualificado, tentativa de estupro, ocultação de cadáver e furto. O cozinheiro será levado ao Tribunal do Júri de Planaltina, que dará a sentença. Se condenado pelos crimes, pode pegar até 43 anos. Não há previsão para a formalização do caso do assassinato da auxiliar de cozinha Genir Pereira de Sousa, 47.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu o inquérito da 31; Delegacia de Polícia (Planaltina) na noite de sexta-feira e, desde então, trabalhou para formalizar a denúncia. De acordo com análise do promotor Otávio Binato Júnior, de Planaltina, entre as qualificadoras do homicídio está o feminicídio. ;Marinésio tem um histórico de desprezo pela mulher. Várias vítimas do suspeito relatam que, durante as investidas, ele as chamava de ;lixo; e uma série de nomes depreciativos. Então, o histórico e a investida sexual deixam claro que ele matou Letícia por questão de gênero;, afirmou.


As demais qualificadoras são o motivo torpe do assassinato, pois Letícia se negou a manter relações sexuais com o cozinheiro; o modo cruel, uma vez que a vítima foi morta por esganadura; dissimulação, porque o acusado se passou por motorista de transporte pirata para fazer a advogada entrar na Blazer prata; e, por último, asseguração da impunidade de outro crime ; para encobrir a tentativa de abuso sexual.

;Pedimos a prisão preventiva do Marinésio, para que ele continue detido até o julgamento. Nosso objetivo é manter a ordem pública, pois nos diversos crimes imputados a ele, fica claro que é um homem perigoso, que não pode estar em convívio social. Ele confessou os assassinatos de Letícia e Genir. Um dia após o ataque da advogada, o cozinheiro ainda fez novas vítimas;, acrescentou o promotor.

Outros casos
O laudo do carro de Marinésio Olinto pode auxiliar a apuração de outros crimes dos quais o cozinheiro é suspeito. Segundo Otávio Binato, peritos do Instituto de Criminalística (IC) encontraram três digitais no veículo: a do acusado, a de uma jovem de 21 anos e a de uma garota de programa, de quem o acusado era cliente.

A garota de 21 anos foi atacada pelo cozinheiro em 24 de agosto. Ela e a irmã, de 18, pegaram uma carona com Marinésio após saírem de uma festa em Planaltina. No trajeto, ele tentou abusar da mais velha. Ambas conseguiram fugir. Com a comprovação do relato dessas mulheres pelo laudo produzido do caso Letícia, será possível comprovar a ação do suspeito. No entanto, agentes da 31; DP continuam buscando por mais provas. Também estão em apuração na unidade os casos de duas mulheres de 21 e 46 anos, que relatam assédio.

Na 6; DP (Paranoá), policiais investigam a morte de Genir e dois casos de estupro cometidos contra uma jovem de 17 anos e uma copeira de 43. Elas reconheceram Marinésio como autor dos crimes na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), em 5 de setembro.
Sofrimento
Para a família de Letícia, a dor ainda faz parte da rotina. ;É bom que o crime seja enquadrado como feminicídio, pois ele passará mais tempo na cadeia. Porém, para mim, nunca haverá justiça. Ela perdeu a vida de uma forma insignificante, sem motivo. Nada justifica o assassinato dela;, desabafou o marido da advogada, Kaio Fonseca Curado de Melo, 25.

Kaio faz 26 anos na próxima segunda-feira, mesmo dia em que a morte da mulher completa um mês. ;Vai ser muito difícil. Ainda não pude voltar para minha rotina. Desde o crime, não consegui ficar no apartamento (que vivia com Letícia). São lembranças dos momentos que vivemos juntos. Também não achava saudável para o meu filho;, contou.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação