Publicidade

Correio Braziliense

Umidade do ar cai a 10% e Defesa Civil coloca o DF em estado de emergência

Instituto Nacional de Meteorologia registrou também o dia mais quente do ano: 35,7ºC no Gama. A orientação da Defesa Civil é para que a população reforce os cuidados com a hidratação e conforto térmico para crianças e idosos


postado em 19/09/2019 14:50 / atualizado em 19/09/2019 15:57

Calor e baixa umidade faz Defesa Civil emitir estado de emergência no DF(foto: :Barbara Cabral/Esp. CB/D.A. Press)
Calor e baixa umidade faz Defesa Civil emitir estado de emergência no DF (foto: :Barbara Cabral/Esp. CB/D.A. Press)
Sabe o calorão da tarde desta quinta-feira (19/9)? Pois bem, é o resultado de um novo recorde de temperatura no Distrito Federal. Os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 35,7ºC no Gama, o mais alto do ano, por volta das 14h desta quinta-feira (19/9). A umidade relativa do ar caiu a 10% no Gama e também na Estação Ecológica de Águas Emendadas, na região de Planaltina. Não chove no Distrito Federal há 108 dias.

 

A combinação de tempo quente e baixa umidade fez com a Defesa Civil do DF declarasse estado de emergência. E se já está difícil agora, pode ficar pior pois, o pico das medições costuma ocorrer às 16h30. E, até lá, o tempo pode ficar mais quente e a umidade ainda mais baixa. A orientação da Defesa Civil é para que a população reforce os cuidados com a hidratação e conforto térmico para crianças e idosos, além de evitar atividades físicas das 10h às 17h.

 

A meteorologista Naiane Araújo explica que o tempo quente e seco está dentro do padrão esperado para os meses de setembro e início de outubro. E a chuva? "Bem, há uma pequena chance de chuva a partir de 26 de setembro", explica. "O tempo vai continuar muito quente assim até pelo menos o domingo (22/9). Na semana que vem, vai cair uns 2°C por causa do aumento de nebulosidade", diz.

O recorde de calor registrado no Distrito Federal ocorreu em 15 de outubro de 2017, quando os termômetros marcaram 37,3ºC, na região de Águas Emendadas. Para o mês de setembro, a maior temperatura registrada ocorreu em no dia 25 daquele mês de 2015: 36,2ºC. No Plano Piloto, o dia mais quente foi 18 de outubro de 2015, com 36,4ºC.

(foto: Reprodução/Defesa Civil)
(foto: Reprodução/Defesa Civil)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade