Cidades

Distrito Federal bate novamente recorde de calor: 36,2ºC

Os termômetros marcaram 36,2°C, em Águas Emendadas. No Plano Piloto, a temperatura máxima foi de 34,9°C

Emilly Behnke
postado em 21/09/2019 16:52
Temperatura de 36,2°C foi registrada em Águas Emendadas neste sábado (21/9)
O dia de folga dos brasilienses foi de muito calor. Neste sábado (21/9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um novo recorde de temperatura do ano. Em Águas Emendadas, os termômetros marcaram 36,2;C e, no Plano Piloto, a temperatura máxima foi de 34,9;C. No dia em que o DF completa 110 dias sem chuva, a temperatura teve a terceira alta seguida da semana.

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a tendência de aumento gradual é característica do período. "Nessa época do ano o sol começa a se deslocar em direção ao Hemisfério Sul e temos uma quantidade maior de radiação chegando", explicou. Por outro lado, o meteorologista destacou que, com a chegada da chuva, prevista parao dia 25, a temperatura deve ficar mais amena.

A umidade teve leve melhora neste sábado, com o menor índice (de 13%) ocorrendo no Gama. O número é pouco maior do que o dos últimos dias, mas é suficiente para tirar o estado de emergência emitido pela Defesa Civil. Agora a situação é de alerta.

A Defesa Civil orienta que, em situações de estado de alerta, as pessoas usem soro fisiológico nos olhos e nas narinas, além de evitar aglomerações em ambientes fechados e muitos exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h. Especialistas também recomendam a hidratação constante e o uso de protetores solares, além de manter a casa ventilada, por ser comum a ocorrência de doenças respiratória nesta época.
Muana Lima, 25, buscou seguir todos os cuidados indicados para o tempo de seca. "Trouxe dois protetores solares, um chapeuzão e a água", explicou. A moradora de Sobradinho resolveu passar no Deck da Asa Norte antes de ir para a farmácia onde trabalha. "O que mais estamos vendendo é soro. Os umidificadores estão até em falta e protetor solar também está saindo muito", destacou.

Confira a galeria

[FOTO1454306]

Calor vira meme

As redes sociais não escaparam das reclamações dos usuários sobre o clima. No Twitter, o assunto virou piada. Confira alguns posts:
[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]
[VIDEO7]
[VIDEO8]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação