Cidades

MPDFT destina verba de processos de violência doméstica a projetos sociais

O projeto "Adote uma bailarina", do Instituto Social Embalando Sonhos (Ises), recebeu uniformes de balé para 60 crianças

postado em 24/09/2019 22:43
Os uniformes foram doados a partir de recursos oriundos de processos de violência doméstica
Sapatilha, meia-calça, saia, collant e touca para cabelo. Esses foram os acessórios que 60 meninas de 4 a 16 anos assistidas pelo Instituto Social Embalando Sonhos (Ises), em Samambaia, receberam da Promotoria de Justiça de Samambaia, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). As doações ao projeto "Adote uma bailarina" foram feitas com recursos oriundos de processos de violência doméstica.

A iniciativa do MPDFT foi intitulada como "Nós podemos muito mais". A titular da 2; Promotoria de Justiça Especial Criminal e de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica de Samambaia, Camila Britto, enxerga o projeto como um olhar além do viés punitivo. "É gratificante ver que o nosso trabalho tem também um viés social, de fazer com que os mais carentes tenham acesso a práticas esportivas, culturais e de lazer", destacou.

Para Lady Laura Costa, presidente do Ises, o apoio do Ministério Público é fundamental para viabilizar um futuro para as crianças de famílias carentes moradoras de uma região de vulnerabilidade social. "Quando elas vestem um uniforme de balé, passam a se identificar com o que elas querem ser, o sonho de um dia ser uma bailarina. Elas têm o exemplo aqui de quem começou como aluna no projeto e hoje é professora", reforçou.
Aproximadamente 60 crianças do Instituto Social Embalando Sonhos (Ises) foram beneficiadas
Para a promotora de Justiça Hiza Maria Lima, assessora de Medidas Alternativas do MPDFT, é necessário mudar o entendimento de que medida alternativa é somente o pagamento de cesta básica. "O apoio do MPDFT não pode ser visto pela comunidade como um favor, mas sim como uma ação responsável do Estado que tem por objetivo dar efetividade às medidas alternativas. Ao trabalhar mais próximos às instituições, conseguimos transformar de fato a realidade, revertendo um dano causado à sociedade em seu benefício, concretizando ações de cidadania", concluiu.

O projeto


"Nós podemos muito mais" é uma iniciativa da Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas (Cema) do MPDFT, que destina recursos às instituições sociais parceiras dos Setores de Acompanhamento de Medidas Alternativas de todo o Distrito Federal. Os valores decorrem de prestações pecuniárias resultantes das conversões de fianças em acordos de suspensão condicional do processo (artigo 89 da Lei 9.099/95).

Para serem beneficiadas, as instituições apresentam projetos à Cema, que avalia as demandas e acompanha o uso da verba. Após selecionar as iniciativas, o MPDFT solicita à Justiça a destinação do dinheiro e fiscaliza seu uso.

Instituto Social Embalando Sonhos


Criado em 2013, o Instituto Social Embalando Sonhos (Ises) realiza trabalho social com o objetivo de atender a população carente de Samambaia, que não tem acesso a práticas de esporte, cultura e lazer. Por isso, são ofertadas gratuitamente diversas modalidades a crianças e adolescentes, como balé, jazz, jiu-jitsu, xadrez, violão, cantinho da leitura, coral, artesanato, acompanhamento escolar. Para contribuir com o Ises, entre em contato pelo e-mail: embalandosonhos.ises@gmail.com.
Com informações do MPDFT

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação