Cidades

Ataque de hackers adia matrículas na rede pública de ensino

As inscrições serão abertas na sexta-feira (27/9) por meio do sistema i-Educar, da Secretaria de Educação

postado em 24/09/2019 23:55

As inscrições serão abertas na sexta-feira (27/9) por meio do sistema i-Educar, da Secretaria de Educação

As matrículas de novos estudantes que pretendem ingressar na rede pública de ensino do Distrito Federal foram adiadas para sexta-feira (27/9). Isso porque a plataforma que gera o link das inscrições, o i-Educar, foi um dos sistemas do Governo do Distrito Federal afetado pela invasão de hackers, na última quarta-feira (19).

Desde a invasão, a área técnica da Secretaria de Educação (Seedf) trabalha na manutenção corretiva do sistema. Nesta quinta-feira (26), os especialistas devem garantir a eliminação de todas as vulnerabilidades que possam colocar o i-Educar em risco.

As inscrições pela Central 156, opção 2, estão previstas para terem início a partir do dia 1; de outubro. O horário de atendimento é das 7h às 21h. O período de inscrição é apenas para novos estudantes e vai até 24 de outubro.

Podem se inscrever novos estudantes de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Para a inscrição, o interessado precisa possuir o número de CPF do estudante que será inscrito e o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis. Com essas informações, a Secretaria de Educação realizada o cruzamento de dados e aloca os novos estudantes em unidades escolares na região do CEP informado.

Caso o interessado espere pelas vagas remanescentes, corre o risco de estudar em uma unidade mais distante, já que, nesse período, apenas as vagas que sobraram após a efetivação das matrículas são disponibilizadas.

A Secretaria de Educação ressalta que os interessados não devem fazer filas em frente às escolas, pois isso não vai garantir vagas para os estudantes. Os únicos meios de fazer a inscrição são pelo site da Seedf ou pela Central 156.

Estudantes com deficiência

O cadastramento e a triagem de novos estudantes com deficiência serão realizados de 1; a 24 de outubro, na coordenação regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis.

Resultado e efetivação

O resultado das inscrições para novas matrículas será divulgado em dezembro, no site da SEEDF. Só em janeiro de 2020 as matrículas deverão ser efetivadas diretamente na escola em que o interessado foi contemplado. A data ainda será divulgada. As vagas remanescentes, aquelas que sobraram depois deste processo, devem ser abertas apenas após a efetivação das matrículas dos estudantes inscritos no período correto.

Inscrições para EJA

Para maiores de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental e maiores de 18 anos que deixaram de concluir o ensino médio e agora queiram finalizar os estudos em 2020, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto pela Internet quanto pela Central 156, terão início em 25 de outubro e seguirão até o dia 1; de novembro. Todas as regionais de ensino ofertam 1;, 2; e 3; segmentos, para promover o acolhimento das pessoas que se afastaram da escola na idade regular.

Com informações da Secretaria de Educação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação