Cidades

Construção civil no DF ganha fôlego com resultados positivos no 1º semestre

Resultados positivos geram empregos e trazem de volta o otimismo

Alexandre de Paula
postado em 25/09/2019 06:00

Gil Pereira, presidente da EmplaviResponsável pela criação de 3,2 mil vagas de emprego no Distrito Federal em 2019, a construção civil dá sinais de reação. Entidades e representantes do setor mostram otimismo e acreditam que o crescimento do setor deve se manter nos próximos meses e no ano que vem. A área imobiliária, segundo eles, é responsável por puxar o movimento.


O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Dionyzio Klavdianos, destaca que, no primeiro semestre de 2019, foram lançados mais imóveis do que o ano todo passado, e o valor geral de vendas também superou o de 2018. ;Todos os sinais nos dão a impressão de que vai melhorar. O futuro sempre é nebuloso, mas a tendência é de que vamos avançar, sim, ao contrário do ano passado, quando parecia haver uma melhora que não se confirmou;, comenta Dionyzio.

Ele destaca a importância do setor para a geração de empregos. ;A construção civil é uma indústria intensiva em mão de obra por excelência. Contrata muito e muitas pessoas de classe social mais baixa. Então, ela movimenta a economia de forma rápida;, argumenta.

O presidente da construtora Emplavi, Gil Pereira, também destaca o peso do setor na criação de novos postos de trabalhos. ;É uma indústria que se instala fácil. Ela não precisa de muita capacidade instalada para gerar emprego. Se você tem um terreno e começa a escavar, já gera 100 empregos. Ao passo que na indústria tradicional, você precisa de um parque, de comprar maquinário, são mais dificuldades;.

Novas vagas

A Emplavi é uma das empresas à frente da construção de prédios nas quadras 500 do Sudoeste. As obras foram contestadas pelo Ministério Público, e o imbróglio se arrastou por anos. Recentemente, porém, houve autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para seguir com o empreendimento.

Segundo Gil, o projeto deve gerar 42 mil empregos, entre vagas diretas e indiretas. ;Tudo foi feito, neste projeto, de forma totalmente legal e republicana. Todos os estudos técnicos para licenças foram feitos e aprovados. Brasília ganha com a geração de empregos e com bem-estar para as pessoas que vão morar lá.;

Ele rebate os questionamentos referentes aos impactos ambientais. ;Várias ações de compensação nesse sentido já foram feitas, como a construção do Parque do Bosque, das ciclovias no Sudoeste e o plantio de milhares de árvores no Parque Nacional;, argumenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação