Cidades

Suspeitos de matar padre tiveram informações privilegiadas, diz Polícia

Para os investigadores do latrocínio de pároco, acusados receberam informações privilegiadas sobre a rotina da vítima e o que havia de valor no cofre arrombado durante o crime. Ação conjunta entre a Polícia Civil do DF e de Goiás prende terceiro envolvido

Sarah Peres, Bruna Lima
postado em 26/09/2019 06:00

Alessandro de Anchieta Silva, Daniel Souza da Cruz e Antônio Willyan Almeida SantosCom a prisão nesta quarta-feira (25/9) do terceiro envolvido na morte do padre Kazimierz Wojno, 71 anos, conhecido como Casemiro, a 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte) tenta identificar quem repassou aos acusados informações privilegiadas sobre a rotina da vítima e o que havia de valor na casa do sacerdote ; a residência fica no mesmo terreno da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na 702 Norte. Esse suposto quinto envolvido ; o quarto é um adolescente não identificado até o momento ; , teria fornecido detalhes sobre o conteúdo do cofre arrombado pelos criminosos. Para auxiliar nas investigações da 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte), peritos analisam se será ou não necessário fazer uma reconstituição do latrocínio (roubo com morte).


Nesta quarta-feira (25/9), Daniel Souza da Cruz, 39 anos, foi detido durante uma operação conjunta da Polícia Civil de Goiás e do Distrito Federal. Ele estava escondido na residência de uma tia, no município goiano do Novo Gama. Alessandro de Anchieta Silva, 18, e Antônio Willyan Almeida Santos, 32, estão presos desde terça-feira. O último envolvido, um adolescente, ainda é procurado. A Delegacia da Criança e do Adolescente 1 (Asa Norte) auxiliará nas buscas.

Segundo o delegado-chefe da 2; DP, delegado Laércio Rossetto, as informações dadas por Daniel em depoimento apontam Antônio como mentor do crime. ;Ele teria recebido as informações privilegiadas sobre a rotina do padre e ofereceu R$ 5 mil para cada participante da ação. O grupo escolheu cometer o assalto no sábado, por ser um dia com menos movimento na paróquia, mas com arrecadação boa em dinheiro de dízimos e ofertas;, explicou. Antônio foi o único a se recusar a dar declarações à Polícia Civil. ;Está exercendo o direito de ficar calado. Mas isso não atrapalha as investigações;, disse Rossetto.
A partir do relato, a polícia concluiu que os bandidos tinham a intenção de furtar os objetos da casa durante a missa; por isso, chegaram no local por volta das 17h. ;Eles não queriam ser interrompidos e começaram o trabalho de arrombamento da porta. Isso está constatado pela perícia;, revelou o delegado. Como não conseguiram, aguardaram e renderam o caseiro José Gonzaga da Costa, 39, primeira pessoa a chegar ao canteiro de obras.

Após finalizar a missa, o padre, ainda de batina, foi rendido e resistiu, segundo relato de Daniel. Alessandro era quem estava com a arma de fogo e que teria enrolado o arame liso no pescoço da vítima. ;O sacerdote e o funcionário da igreja foram mantidos juntos, em pé, na obra em frente à casa. Alessandro ficou de guarda das vítimas, assim como o quarto envolvido (adolescente). Eles também foram responsáveis por avaliar objetos de valor no local que pudessem ser roubados;, detalhou Rossetto.

Ainda de acordo com o depoimento, Casemiro teria demonstrado resistência passiva, dizendo aos envolvidos que eles não precisavam agir com violência. Esse pedido teria irritado Alessandro. ;Em um momento, o padre caiu em cima do Alessandro (desequilibrou-se), que começou a apertar o arame no pescoço da vítima até que ela ficasse inconsciente. Contudo, a hipótese de que o pároco foi morto para não reconhecer o grupo continua;, frisou. Para conseguir determinar com precisão o roubo na residência, os policiais esperam análises periciais em dois HDs de câmeras de segurança da residência.

Apreensões

Do cofre, o quarteto levou dinheiro, moedas de ouro, relógios de luxo, além de cheques. Não foi possível, ainda, quantificar o valor roubado. Antes de deixarem o local, os criminosos mexeram na geladeira e fizeram um lanche. ;As mochilas saíram lotadas de coisas. Só não levaram as obras de arte porque eram grandes;, completou Rossetto.

Imagens de câmeras de segurança mostram a fuga dos envolvidos. Os homens aparecem com mochilas, e um deles aparenta carregar um notebook nas mãos ; dois aparelhos eletrônicos foram apreendidos pela polícia na terça-feira. Todos fugiram a pé e seguiram caminhos diferentes até pegar um ônibus para Valparaíso (GO). Um Opala usado pelos criminosos no trajeto entre Valparaíso e Santa Maria, antes do crime, foi apreendido na tarde desta quarta-feira (25/9) e passa por perícia ; o veículo pertence a Antônio. O revólver usado pelos bandidos ainda não foi encontrado.

Crueldade

O líder religioso foi morto no sábado depois de uma missa. O quarteto rendeu o sacerdote no canteiro de obras onde são construídos um auditório e salas para a igreja. Os criminosos permaneceram no local por aproximadamente três horas. O laudo cadavérico confirmou que o religioso polonês morreu por asfixia. Além do pároco, um dos caseiros, José Gonzaga, também foi rendido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação