Cidades

Crônica da Cidade

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 26/09/2019 04:17
Florações da cidade-parque

;Pessoal, quem puder me dar dicas sobre belas árvores floridas e sua época de floração em Brasília, muito agradeço! Comecei hoje a fazer um filme sobre as cores das flores da capital, e a filmarei ao longo de um ano inteiro, para pegar todas as estações e todas as florações! Muito grato! Frederico Holanda;.

Frederico é arquiteto e professor emérito da UnB. Ele quer mostrar as formas e as cores da cidade-parque. O fenômeno mutante da floração rica o ano inteiro muda a percepção da arquitetura. Realmente, em um tempo tão sombrio e ressequido, as flores são uma promessa de beleza e felicidade.

Como participo de um grupo virtual do arquiteto e professor Frederico, recebi também a mensagem. Logo em seguida, choveram sugestões de árvores e flores a serem filmadas. Elas me pareceram muito reveladoras da relação afetiva com a cidade. Por isso, pedi permissão ao Fred para publicar algumas mensagens, sem identificação.

Bom dia, Holanda!
No terreno que funciona como estacionamento na 914 Sul tem dois ipês que ficam lindos. O ideal é chegar lá bem cedo, quando têm poucos carros, assim o chão fica como um tapete ao redor das árvores.

Boa noite, professor!
Essa é a Entrequadra da SQN 110/111 florindo no início desse mês.

Boa noite!
Mando também algumas fotos curiosas. Essa palmeira que dá ;bananas; é da UnB.
A sequência da palmeira, eu fotografo, ao longo do ano, é daqui da quadra perto da minha. Moro na 106 e ela fica na 306 Norte. Ela é ótima para filmar seu ciclo se você quiser.

Bom dia!
Ao lado da edificação principal do Museu Vivo da Memória Candanga (exposição permanente), o antigo HJKO, na Candangolândia, ou Núcleo Bandeirante há dois conjuntos de Pau-Ferro adultos, vistosos, copas bem definidas, dispostos em renque com quatro ou cinco árvores de cada lado. Vale a pena conhecer. Provavelmente, com pouca folhagem neste período, mas belíssimos como conjunto. E ainda leva a pontinha de orgulho porque fomos ; eu e meus amigos Madson e Silvio ; que os inserimos nos idos de 1993.

Bom dia, Fred
Há um pequizeiro lindo ao lado da Thomas e, também, dentro do Clube dos Previdenciários, na 712/912 Sul.

Querido Fred
Entre a minha quadra 411 e a 211 Norte há uma fileira de ipês-brancos que florescem justo nessa transição de estação. E são efêmeros, ficam brilhantes só por poucos dias.

Fred
As sapucaias estão agora em sua ;floração;, que, na verdade, é a mudança de coloração das folhas. Existem algumas no eixo rodoviário Norte, altura da 104/204. Imperdível.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação