Cidades

Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O fogo atingiu, até o momento, aproximadamente 3.000 hectares no interior do parque e mais 3.500 hectares no entorno

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 28/09/2019 18:20
Corpo de Bombeiros de Goiás atua para tentar controlar incêndio na Chapada Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros há uma semana. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) atua na área desde sexta-feira (27/9) para tentar combater o fogo.
Neste sábado (28/9), foram disponibilizados 24 bombeiros militares, nove carros oficiais da corporação, avião e helicópteros para ajudar a controlar o incêndio. Além disso, voluntários também estão no local. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) atua na área com quatro aviões. No total, a Operação reúne, aproximadamente, 90 pessoas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio das regiões do Sertãozem, Vale Dourado e Tocantizinho foram extintos. Porém, após sobrevoo pela área nesta manhã, a corporação constatou mais dois novos focos, sendo um na região do Rio dos Couros, de aproximadamente 8 km. Uma das grandes dificuldades da corporação é a grande extensão das áreas atingidas pelo fogo e o terreno acidentado.
"Embora a precipitação hídrica de ontem [sexta] tenha ajudado a enfraquecer alguns focos, as ações de combate continuam de maneira intensiva no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros", informou a corporação por meio de nota neste sábado.
A Delegacia Estadual do Meio Ambiente foi acionada para investigar as causas e achar os possíveis incendiários. O fogo atingiu, até o momento, aproximadamente 3.000 hectares no interior do parque e mais 3.500 hectares no entorno. Mas, não há risco em nenhum dos atrativos do Parque, motivo pelo qual a unidade segue aberta para visitação normalmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação