Cidades

Primavera sedutora

O clima mais ameno e as chuvas da estação formam uma combinação perfeita para a migração e a reprodução das espécies: no Zoológico de Brasília, funcionários esperam que aves ameaçadas se multipliquem

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/09/2019 04:16
Ararajuba





;A primavera cria a vida no cerrado;. Essas são as palavras de Wesley Batista, 26 anos, assistente de plantel da Diretoria de Aves do Zoológico de Brasília. O funcionário explica que o período da chuva e a abundância de alimentos da estação potencializam a possibilidade de reprodução das espécies. Wesley também afirma que o zoo não tem a intenção de reproduzir espécies apenas por vontade de ter outros animais, mas, sim, por necessidade da conservação dos bichos.

O pássaro Tesourinha é um dos exemplos que migra para o zoológico na primavera devido as comodidades que a estação possibilita à ave. Jacutinga, arara-azul e ararajuba são aves espécies ameaçadas de extinção. Por isso, o Zoológico resolveu separá-las em casais a fim de estimular a reprodução desses animais. Wesley explica que o acasalamento pode demorar anos para acontecer, mas que ainda teve resultados com os três tipos de aves, mesmo trocando os casais, e que um novo ambiente está sendo pensado para aumentar o conforto das aves e facilitar o acasalamento.

O período de reprodução ou época de postura das aves dura em média de 27 a 30 dias. O canto mais frequente dos pássaros na primavera, o colorido das penas e a capacidade de fuga do predador são características importantes para a conquista, principalmente dos machos em relação às fêmeas. O assistente do zoológico conta que há, na instituição, dois casais de araras-azuis em período de acasalamento. Um chegou em 2013 e, o outro, em 2017, mas nada aconteceu entre eles. Já os outros dois casais de Jacutinga chegaram em 2018 e este ano. Quem sabe a primavera não trará novidades para o Zoológico de Brasília?

Para o professor de biologia da Universidade de Brasília (UnB) Eduardo Bessa, 40, a primavera deixa a cadeia alimentar mais viva pois o clima mais ameno é adequado para a vivência de filhotes e aumenta a quantidade de alimentos. Segundo o especialista, a estação garante a disponibilidade de energia para produção de ovos. Ele conta que, com a volta das chuvas, as cigarras se alimentam melhor e se reproduzem mais rápido, o que contribui para que as corujas se alimentem desses insetos tão típicos do período de chuvas.

O desabrochar das flores também é marca da primavera. Como as plantas não conseguem ir até as outras sozinhas, elas precisam atrair animais polinizadores, capazes de levar o pólen de uma planta para a outra. A beleza da estação facilita o processo de atração entre os animais e as plantas. Estas últimas oferecem néctar, pólen e flores como alimentos. ;Dada essa disponibilidade toda na planta, vários animais vão aproveitar para se reproduzir por isso;, conta Eduardo.

Sobre a atração dos animais, o biólogo esclarece que há um certo instinto e que fêmeas mais jovens tendem a ser mais seletivas. Um exemplo é o pássaro Soldadinho, conhecido por um topete vermelho que seduz as fêmeas. Essa particularidade é causada por um alimento ingerido pela ave. Caso ele seja privado desse alimento, o pássaro não terá o atrativo para o acasalamento.

Eduardo ainda explica que, em Brasília, há menos aves migratórias do que em ambientes mais frios. Nas baixas temperaturas, as mudanças em busca da sobrevivência são mais frequentes, e a maioria das aves da capital é sedentária. Ou seja: têm o hábito de permanecer na região. ;A seca é a hora que eles vão embora e, quando começar a chover, eles voltam. Na quarta-feira, eu vi o primeiro casal de tziu aqui no campus, eles estão chegando. Supostamente eles saem e migram até o sul da Amazônia, sul do Pará e aí voltam. Já no caso da Tesourinha, quando começa a ficar seco aqui, ela migra para o frio, para o Paraná, sul do Brasil, norte da Argentina, e depois volta nessa época de chuva;, exemplifica.

* Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel


"A seca é a hora que eles vão embora e, quando começar a chover, eles voltam. Na quarta-feira, eu vi o primeiro casal de tziu aqui no câmpus, eles estão chegando;
Eduardo Bessa, professor de biologia da Universidade de Brasília


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação