Cidades

Dia das Crianças: vários espaços em Brasília terão programação gratuita

Diversos espaços de Brasília vão oferecer programação gratuita para a comemoração de 12 de outubro. Saiba aonde levar os pequenos!

Thais Umbelino*, Lis Cappi*, Geovana Oliveira*
postado em 30/09/2019 06:00
Elizângela Soares, acompanhada de filhos, sobrinhos e afilhados, se programa para passar a data especial no Parque da CidadeO mês de outubro começa amanhã e, com ele, vem uma das datas preferidas para os pequenos: o Dia das Crianças, comemorado no dia 12. Para quem quiser celebrar sem gastos extras, Brasília terá eventos gratuitos diversos. Parque da Cidade, Jardim Botânico e Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) são alguns dos locais com atividades voltadas ao público infantil.

A programação para o Dia das Crianças da família de Elizângela Nunes Soares, 39 anos, já está fechada. O Parque da Cidade será visitado no dia dedicado aos pequenos. ;Eu já estou juntando as crianças e combinando com os pais. O fato de ser gratuito garante a diversão e alivia o nosso bolso.;

Elizângela encontrará uma ampla programação no local, a começar pelo Parque Ana Lídia. O espaço terá uma manhã de contação de histórias, a partir das 10h. O evento gratuito e aberto ao público será organizado pelos grupos Amigos das Histórias, Rádio EBC e Bibi Vem História Aí, com participação de oito contadores e narrativas apresentadas por meio de recursos lúdicos.

Elizângela considera o parquinho ideal para a diversão das crianças. ;O parque Ana Lídia é excelente! Pelas condições, pela infraestrutura e principalmente pelo espaço amplo e o contato com a natureza. As crianças se sentem livres, ficam bem à vontade.;

Os frequentadores também poderão ir ao Estacionamento 4 do Parque da Cidade e participar do Festival de Hambúrguer, com 20 hamburguerias disponíveis, a partir das 11h. Já o Estacionamento 13 está reservado para o evento Criança Feliz, com atividades de raciocínio-lógico, expressão oral e corporal e coordenação motora, além de jogos e brincadeiras educativas, das 9h às 13h.

No Jardim Botânico, trilhas e piqueniques ao ar livre serão algumas opções divertidas para o fim de semana dos pequenos. Às 10h do dia 12, haverá aula gratuita sobre educação ambiental. A comemoração continua na manhã de domingo (13), a partir das 10h30. O parque terá espetáculos de acrobacias de solo do grupo Puma Jumpers, além de palhaços de malabares.

Para Rosângela e Geraldo, pais de Lorenzo, ''quanto mais simples, mais a criança curte''

Ao ar livre

Lorenzo, 3 anos, adora brincar ao ar livre. A mãe, Rosângela Roncen, 31 anos, e o pai, Geraldo Pereira da Silva, 33, confirmam a predileção. ;Ele curte bastante parquinho, areia, mas cachoeira e clube são as coisas de que ele mais gosta;, relata Rosângela. ;Principalmente acampar;, completa o pai. A mãe deixa claro que não são necessários passeios caros quando o assunto é diversão. "Tem bastante coisa para fazer. Tirar a bicicleta da garagem, patins, skate... Acho que quanto mais simples, mais a criança curte", acredita.

Para os pequenos que, assim como Lorenzo gostam mais da água do que da terra, a Prainha do Lago Norte (no SMLN, com acesso pela Estrada Parque Paranoá) é uma opção. O local oferece acesso ao Lago Paranoá e conta com banheiros e espaço para um bom piquenique. O mesmo pode ser feito na Ermida Dom Bosco, no Lago Sul. Lá, ainda é possível passear de bicicleta, patins ou skate.

Os pequenos Davi Lucas, 4, e Samuel, 2, comprovam que não precisam de muito para se descontrair. Eles costumam sair sempre para brincar com o pai, Leandro Nabes, 34, que conta se esforçar para que os filhos valorizem estar em contato com a natureza. "Acho que hoje muitas crianças estão ligadas à tecnologia, ao celular e ao computador. Vir a uma área aberta, em que elas estão em contato com a natureza, faz muito bem", diz.

Leandro Nabes com os filhos: esforço para que tenham contato com a natureza desde cedo

Passeios culturais

Quem prefere passeios culturais poderá ir ao Museu Nacional da República. A programação específica para o Dia das Crianças ainda não foi divulgada, mas duas exposições gratuitas seguirão abertas até o dia 12: a de fotografias do artista Ding Musa, sobre a arquitetura da capital, e a de obras do pintor Eduardo Sued.

Na Caixa Cultural, estarão expostas fotos de Alinne Volpato que retratam o balé da Escola de Teatro Bolshoi. O local promete atividades específicas para os pequenos no fim de semana do dia 12, mas a programação oficial do feriado ainda está em fase de análise.

Já o Sesc Estação 504 Sul vai promover a Feira Geek e oferecer ao público oficinas de animação, de origami e de narração de RPG; cursos de dublagem; e desfile de cosplay e crossplay. As atividades ocorrerão no sábado e no domingo, das 13h às 19h.

Especial para bebês

O projeto do Centro Cultural Banco do Brasil Desde pequeno: caixas de experiências terá atividades voltadas para a primeira infância, de 18 a 36 meses de vida. A iniciativa promove o contato do bebê com a arte. Os pequenos poderão passar por diversas sensações em um circuito de caixas de papelão, como cheiro da alfazema, textura de tecidos, folhas e pedras.

Programação inclusiva

Para comemorar o Dia das Crianças, a instituição filantrópica Associação Brasileira de Autismo Comportamento e Intervenção (Abraci-DF) prepara uma semana gratuita com atividades lúdicas. A partir da próxima segunda-feira, os pequenos terão oficinas de artes e de confecção de instrumentos musicais, colagens e culinária (veja programação completa ao lado).

* Estagiárias sob supervisão de Marina Mercante


Quatro sugestões para brincar com as crianças

Quem quer passar o Dia das Crianças em casa pode preparar atividades personalizadas. De acordo com a pedagoga e professora Manoella Nathair, a iniciativa desenvolve a relação de afeto entre pais e filhos, além da criatividade e da valorização de momentos sem a necessidade de gastar com brinquedos caros. Manoella dá quatro sugestões para agradar o público infantil:

; Cozinhar com o seu filho a receita favorita dele
; Fazer atividades de pintura com tinta
; Montar uma barraca feita com lençóis dentro de casa
; Montar um brinquedo de material reciclável

Semana da Criança Autista
; Na Abraci-DF (SRES, Área Especial L, Cruzeiro Velho)

Segunda-feira (7)
; Das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30
; Oficina de artes

Terça-feira (8)
; Das 9h30 às 12h
; Oficinas de artes e de confecção de instrumentos musicais
; Das 14h às 17h30
; Oficina de artes

Quarta-feira (9)
; Das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30
; Oficina de danças e colagens

Quinta-feira (10)
; Das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30
; Oficina de brincadeiras de rua

Sexta-feira (11)
; Das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30
; Oficina de culinária com montagem de minipizzas

Sábado (12)
; Das 9h30 às 12h30h
; Oficina de música

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação