postado em 30/09/2019 04:11
A importância estratégicaDiscorrer sobre as particularidades políticas e organizacionais do Distrito Federal é um exercício interessante. Uma rápida busca na internet permite o aprendizado de elementos que fazem desta unidade da Federação peculiar nos mais diversos aspectos, seja sua natureza político-administrativa, sua representatividade arquitetônica e, sobremaneira, sua particularidade política em termos locais.
No que concerne ao último aspecto citado anteriormente, observa-se neste segundo semestre a reedição de um fenômeno histórico que de tempos em tempos agita o ambiente político local desde meados dos anos 1990. Faz-se referência aqui à realização de eleições municipais nos municípios da região metropolitana do DF, comumente chamado de Entorno do DF.
Neste ponto, um leitor desavisado prontamente responderia que tendo em vista a não ocorrência de eleições no DF em 2020 não haveria a necessidade de que os grupamentos políticos daqui se envolvessem nas eleições da vizinhança. Entretanto, vale pontuar que a cada ciclo eleitoral o processo de sinergia entre os grupos políticos de Brasília, Goiás e Entorno assume contornos mais profundos. Fazendo com que não por acaso a relação entre os governos de ambas as unidades da Federação oscile entre amizade e rivalidade sempre que o comando de prefeituras da região entre na pauta.
E qual a importância das eleições no entorno para os políticos do DF e de Goiás? A região que conta com algumas dezenas de municípios e um contingente considerável de eleitores, tornou-se um elemento fundamental para eleições majoritárias para o do DF e em momento de transição de poder no estado de Goiás, ganha cada vez mais notoriedade. Em termos de ilustração, sobre o impacto nas eleições da capital federal, pode-se citar que aproximadamente 40 mil eleitores transferiram seus domicílios eleitorais de municípios do Entorno para Brasília nas últimas eleições. Esse numerário é capaz de eleger um deputado distrital, a título de ilustração.
E devido dados como os expostos acima e outros elementos, tais como, a posse de recursos oriundos do Fundo do Centro-Oeste, a eleição municipal na região metropolitana torna-se um termômetro da capacidade e competitividade dos grupos políticos locais. Nestes termos, provavelmente será observado um fenômeno massivo de subida nos palanques do entorno de figuras expressivas da política do DF com vistas às eleições majoritárias de 2022.
* Fundador do Dharma Political Risk and Strategy, professor universitário e doutorando em política comparada no Instituto de Relações Internacionais da UnB