Cidades

Termina amanhã prazo de novo edital de regularização da Terracap

O novo edital de venda direta lista 167 imóveis da antiga Colônia Agrícola Samambaia. Os preços variam de R$ 40 mil a R$ 144 mil

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 30/09/2019 20:55
O edital lista 167 imóveis para venda direta, dos quais cerca de 50 já foram cadastrados pelos moradores
Moradores do Trecho 3 de Vicente Pires, a antiga Colônia Agrícola Samambaia, têm até esta terça-feira (1;/10) para realizar o cadastro junto à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e apresentar a proposta de compra do seu imóvel. Este é o prazo de encerramento do último edital de Venda Direta lançado no dia 2 de setembro e válido para 167 imóveis da região.

O valor dos terrenos varia entre R$ 40 mil (200 m;) e R$ 144 mil (800 m;) e já prevê a dedução da infraestrutura feita pelos moradores, bem como a valorização decorrente desta implantação. A área já foi objeto de regularização fundiária em outros três momentos. Contudo, esta é a primeira vez que estas residências são ofertadas em edital. Até o momento, a Terracap já ofertou 3,5 mil lotes do Trecho 3 para venda direta. Mas, até a semana passada dos 167 imóveis previstos no edital, apenas cerca de 50 foram cadastrados pelos moradores.

As famílias que optarem pelo pagamento à vista terão 25% de desconto no valor de venda do imóvel. Atualmente, instituições financeiras, como o Banco de Brasília (BRB) e a Poupex, oferecem linhas de crédito específicas para financiar imóveis oriundos da regularização fundiária. Assim, quem optar por fazer uso do recurso em uma dessas instituições, pagará a prazo para a banco, mas integralmente e com abatimento à Terracap.
Entradas acima de 5% também darão ao comprador direito a descontos escalonados. Para os interessados em parcelar o financiamento dos terrenos pela Terracap, o prazo máximo é de 240 meses.

Serviço

O cadastro pode ser preenchido presencialmente, no edifício-sede da Terracap, localizado no Bloco ;F;, Setor de Áreas Municipais (SAM), atrás do anexo do Palácio do Buriti. Para quem optar por realizar o cadastro de casa, poderá fazê-lo por meio do site www.terracap.df.gov.br ou pelo aplicativo de dispositivos móveis, já disponível para IOS e Android. Basta acessar as lojas App Store ou Play Store, buscar pelo nome Terracap e baixar o aplicativo.

Após o cadastro, as famílias devem comparecer ao edifício-sede da Terracap para entregar os documentos originais e dar prosseguimento ao processo de aquisição do imóvel. Os documentos requeridos são:

Carteira de identidade, que deverá comprovar a maioridade, exceto se acompanhada de documento de emancipação;
Cadastro de Pessoa Física - CPF;
Documento comprobatório da aquisição dos alegados direitos do imóvel de terceiro (contrato de compra e venda, cessão de direitos, dentre outros);
Comprovante da ocupação (contas de água, energia, ou telefone, ou outros comprovantes, desde que devidamente justificado), demonstrando que o terreno já se encontrava ocupado, conforme art. 11, Inciso-VIII, da Lei n; 13.465/2017, até a data de 22 de dezembro de 2016;
Comprovante atual de residência (contas de água, energia, ou telefone, ou outros comprovantes, desde que devidamente justificado), demostrando que reside no imóvel objeto da compra;
Certidão de Regularidade junto à Justiça Eleitoral;
Certidão Negativa de Débito de IPTU / TLP;
Documentação de comprovação da capacidade econômico-financeira de pessoa física - três últimos comprovantes de rendimentos (contracheque, Decore, Declaração de Imposto de Renda).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (61) 3350-2222. A Terracap está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Excepcionalmente, nesta segunda-feira (30/9) e nesta terça-feira (1;/10), a agência está funcionando em horário estendido até as 21h para atender os moradores abrangidos pelo edital.
Com informações da Terracap

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