postado em 01/10/2019 04:12
Regiões do Distrito Federal abastecidas pelo Sistema Isolado do Pipiripau poderão ter interrupções programadas pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), desde que o aviso ocorra com, pelo menos, 24 horas de antecedência.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa-DF) publica hoje, no Diário Oficial do DF, uma resolução que obriga a Caesb a elaborar um plano que indique as localidades afetadas pela suspensão do fornecimento de água, além das datas e dos horários possíveis.
O objetivo é que os moradores não sejam pegos de surpresa. A norma atinge de 15% a 20% da população da capital, segundo a Adasa. Ainda de acordo com a agência, fazem parte da área do sistema isolado as regiões administrativas da Fercal, de Planaltina e de Sobradinho.
;Nós estamos passando por um período difícil de seca. Os córregos, onde a Caesb pega água para abastecer esses sistemas isolados, estão com a vazão muito baixa. Por isso, existe o risco de ocorrer essas interrupções;, justifica o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles.
Com a resolução, a Caesb poderá fazer um rodízio de fornecimento de água, quando os níveis estiverem abaixo do necessário para atender à população. A interrupção não poderá durar mais de 24 horas. A agência reguladora garante que as outras regiões atendidas pelos reservatórios do DF não correm o risco de ter o fornecimento de água suspenso por falta de recursos hídricos.