postado em 01/10/2019 04:12
A redação é um dos grandes desafios na hora de uma prova. Para os estudantes do terceiro ano, o peso é ainda maior, principalmente com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado em 3 e 10 de novembro. Para aperfeiçoar a escrita, o Centro Educacional Sigma, em parceria com o Correio, promoveu a primeira Oficina Redação Nota 1000 de 2019, ministrada pela professora de português e editora de Opinião do Correio, Dad Squarisi. No auditório da escola, na 912 Sul, ela bateu um longo papo com os inscritos do certame e apresentou dicas para um bom texto.
Este é o terceiro ano consecutivo da oficina, que virou tradição entre os estudantes de Brasília. Ao todo, são duas horas e meia de aula, com atividades. Dad propõe exercícios e os corrige em voz alta para toda a turma. O intuito é sanar as principais dúvidas dos participantes. A conversa descontraída conta com material multimídia e distribuição de brindes. Além dos estudantes da instituição, o encontro é aberto para o público em geral. E o próximo tem data marcada: 21 de outubro no Sigma da 910 Norte. As vagas são limitadas.
;A oficina é divertida, variada e possibilita a escrita, o passo a passo da redação. É um momento em que eles podem exercitar. O ideal seria ter mais tempo, mas, no período que temos, conseguimos trabalhar bastante conteúdo. Achei os participantes de hoje (ontem) bastante interessados e preparados;, disse Dad Squarisi. Para ela, as pessoas, em geral, precisam ter mais confiança na própria escrita. ;Elas não acreditam que sabem escrever, mas sabem. É tão fácil quanto andar. O primeiro mandamento para uma pessoa se sair bem na redação é acreditar que sabe escrever. O segundo é treinar, treinar e treinar.;
A diretora do Centro Educacional Sigma da Asa Sul e coordenadora de redação, Carolina Darolt, ressaltou que a redação é uma parte importante do Enem e merece ser trabalhada com cuidado, por isso, o corpo docente da escola decidiu separar os dois momentos para aperfeiçoar o texto dos alunos. ;A aula com a Dad é muito legal. E ela reforçou um aspecto importante: só se aprende escrevendo. Nós temos incentivado nossos alunos a buscarem mais por conhecimentos gerais. Quanto mais informação, melhor para a argumentação;, destacou.
Bem preparados
O estudante do terceiro ano Diogo Machado, 17 anos, revelou que tem dificuldade com redação, mas que, após a Oficina de Redação Nota 1000, se sente mais preparado. ;A forma dela de explicar é mais devagar, mais calma. Achei mais fácil de entender. Eu sempre fui mediano na matéria. Agora, no terceiro ano, estou vendo a importância e o quanto preciso afinar a forma de fazer o meu texto.;
Sonhando em ingressar na Universidade de Brasília (UnB), a estudante Ana Júlia Lobato, 17, também participou do encontro. Agora, ela se sente mais confiante em fazer o Enem. ;Eu consigo fazer uma redação, mas nunca tirei um 10. A Dad deu vários exemplos, analisou nossos textos. Eu gostei de quando ela falou que a gente precisa ter humildade para recomeçar sempre que for preciso. Estou mais segura;, afirmou.
Assim que soube da oficina gratuita, a pedagoga Ana Paula Rabelo, 42, se inscreveu. Ela não vai fazer o Enem, mas, como sempre, se prepara para provas de concurso, quis aproveitar. ;Nos textos, eu sempre quero expressar muita coisa e acabo me atrapalhando com as palavras. Achei interessante quando ela falou sobre ler e reler e sobre a repetição de palavras;, contou.
Para as estudantes Juliana Rabelo, 23, e Laís Lorena Oliveira, 17, o fato de o curso ser gratuito oferece oportunidades para quem não pode pagar. ;Geralmente são aulas caras. Quando eu soube, quis participar na hora. Faço provas de concurso e tudo que aprendi vai me ajudar bastante. Ouvi muita coisa que não conhecia;, relatou Juliana.
Datas do Enem
3 de novembro - Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação
10 de novembro - Ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
Oficina de Redação Nota 1000
21 de outubro
; Auditório do Centro Educacional Sigma, 910 Norte
; 14h30
; Inscrições: a partir de hoje no site do Correio
; Vagas: limitadas
; Duração: 2 horas e meia
; Aberto ao público
; Entrada gratuita