Cidades

Criminosos invadem estacionamento e assustam fiéis em igreja do Lago Sul

Religiosos participavam de uma vigília na Paróquia Nossa Senhora Perpétua do Socorro quando dois assaltantes entraram no estacionamento interno e furtaram duas rodas de um veículo

Darcianne Diogo*
postado em 02/10/2019 15:54
Mais de 250 pessoas participavam da vigília
Fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na QL 6/8 do Lago Sul, viveram uma noite de pânico na terça-feira (1;/10). Por volta das 23h, dois assaltantes entraram no estacionamento interno da igreja e furtaram duas rodas de um veículo, quebraram os vidros de um carro e levaram a bolsa de uma mulher.

Durante a ação dos bandidos, cerca de 300 religiosos participavam de uma vigília no interior do templo, com as luzes apagadas, como é de costume. A administradora Daniella Magalhães, 40 anos, estava presente no momento. Ela relata que, enquanto as pessoas faziam orações e adorações, ouviram gritos do lado de fora da igreja, que dizia: ;Está armado;. ;Todos começaram a ficar muito assustados e ficou um caos. Alguns se levantaram para ir olhar. Como sou medrosa, fiquei no meu canto;, conta. Segundo ela, como as luzes estavam apagadas, o terror foi ainda maior. ;Não sabíamos de fato o que estava acontecendo. Tinha pessoas gritando, chorando e empurrando os bancos;, diz.

Dois homens faziam a segurança da igreja no momento do ocorrido e avistaram a ação dos suspeitos. A Polícia Militar foi acionada, mas ninguém foi detido. Os bandidos conseguiram fugir em um carro Hyundai HB20 de cor branca. Marcelo Leal, 43, é coordenador do grupo de oração da paróquia há 13 anos, e relata que é a segunda vez que isso acontece. ;Desconfio que sejam os mesmos bandidos. Um tempo atrás, vieram dois homens no mesmo carro e tentaram roubar as rodas de um veículo;, comenta.

O coordenador teme que os fiéis se dispersem da igreja pela falta de segurança na região. ;No próximo encontro, reunirei os fiéis e iremos ver o que pode ser feito e buscar soluções com a polícia para melhorar a proteção dos religiosos. Estamos em um momento de violência, em que as pessoas não respeitam mais os templos;, frisa.

Violência

Só neste ano, foram registradas 163 ocorrências de furtos a santuários na capital federal, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). No ano passado, houve 150 furtos a templos no mesmo período, ou seja, um aumento de 8% nesse tipo de crime.

O mais recente assalto ocorreu em 21 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na 702 Norte. Na ocasião, o padre polonês Kazimierz Wojno, 71 anos, mais conhecido como Casemiro, foi estrangulado e morto pelos assaltantes.
*Estagiária sob supervisão de

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação