Cidades

Arniqueira é a mais nova região administrativa do DF

Com cerca de 45 mil moradores, área tem maioria das residências ainda em situação irregular

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/10/2019 21:40
Arniqueira é a segundo região administrativa oficializada na gestão do governador Ibaneis Rocha Arniqueira é agora legalmente a 33; região administrativa do Distrito Federal. Cerca de 45 mil pessoas moram na área, que compreende 1,3 mil hectares, onde estão os bairros Areal e Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e as QSs 6, 7, 8, 9 e 10.

A definição foi sancionada em lei nessa terça-feira (1;/10) pelo Governo do Distrito Federal (GDF). De acordo com a norma aprovada, Águas Claras, cidade vizinha, prestará todo o apoio necessário, além do remanejamento de servidores para trabalharem na recém-criada sede administrativa.

Arniqueira é a segunda RA oficializada na gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB). Em agosto, o GDF aprovou a criação de Sol Nascente e Pôr do Sol. As mudanças foram promessa de campanha. De acordo com o governo, o objetivo principal ao oficializar as regiões é melhorar a qualidade de vida dos habitantes.

Conhecendo a região


Arniqueira foi reconhecida como setor habitacional em 2002. Inicialmente um setor de chácaras que se expandiu, a área enfrenta problemas de regularização dos terrenos. Dados de 2018 da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostram que 83% das residências ; a maioria localizada em condomínios ; estão em situação irregular.

A expectativa é que, com a oficialização da condição de RA, os moradores tenham mais facilidade para obter a regularização. ;Toda essa região é irregular na questão documental. Com a regularização dos terrenos, as pessoas vão poder adquirir suas escrituras;, prevê o administrador de Águas Claras, Ney Robsthon.

Com cerca de 45 mil habitantes, a região conta atualmente com apenas uma Escola Classe. A pesquisa da Codeplan indicou que quase 80% dos jovens entre 6 e 17 anos estudam em Taguatinga, Águas Claras e em escolas do Plano Piloto. Arniqueira não tem postos de saúde nem hospitais. A população recorre à Unidade de Saúde Básica (UBS) 5, em Taguatinga Sul.

No setor de segurança, os moradores buscam apoio na 21; Delegacia de Polícia, localizada no Pistão Sul, em Taguatinga. O 17; Batalhão da Polícia Militar faz a ronda em Arniqueira diariamente.
Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação