Jornal Correio Braziliense

Cidades

Fiscais do Ibama flagram fazendeiro ateando fogo na Chapada dos Veadeiros

O homem foi autuado por incêndio criminoso e precisou apagar o incêndio que provocou na área

Um fazendeiro foi flagrado por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ateando fogo em uma área da Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante, noroeste do estado de Goiás.

A equipe, que monitorava o uso do fogo na região, identificou uma fumaça no local e abordou o produtor rural. O flagrante aconteceu na segunda-feira, (30/9), e o fazendeiro disse que o objetivo era fazer a renovação de pastagem na área.

Ele foi autuado em R$ 4,7 mil por uso do fogo sem autorização do órgão ambiental competente e em R$ 1 mil por portar uma motosserra sem licença. Os fiscais exigiram ainda que o responsável apagasse o fogo para cessar o dano ao meio ambiente. O caso também foi encaminhado ao Ministério Público de Goiás (MPGO).

O parque sofreu recentemente com queimadas que duraram uma semana e consumiram mais de 6,5 mil hectares. Foi necessária a atuação de quase uma centena de bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de voluntários da Rede Contra Fogo dia e noite, sem interrupções, para apagar o fogo.

[SAIBAMAIS]Além da multa, o delito de incêndio crimonoso pode ser punido com pena de pena de um a quatro anos de prisão.