Cidades

Fiéis lotam Santuário São Francisco de Assis para a bênção dos animais

Dia de São Francisco, padroeiro dos animais, é comemorado nesta sexta-feira (4/10). Na paróquia, que leva o nome do santo, pets de todos os tipos foram abençoados

Caroline Cintra
postado em 04/10/2019 17:36
Vanessa Viana saiu cedo de Sobradinho para que a Pitucha não perdesse a bênção
Católicos se reúnem nesta sexta-feira (4/10) para levar os animais de estimação para um benção especial em uma missa dedicada a eles. A data é em homenagem a São Francisco, padroeiro dos pets. No Santuário São Francisco de Assis, na 915 Norte, tem celebração durante todo o dia. A primeira começou cedo, às 7h. A última será às 19h.
Na entrada da paróquia, uma tenda foi separada especialmente para a benção dos animais. No espaço, freis do santuário benzem cada um deles. A zootecnista Vanessa Viana, 35 anos, saiu cedo de Sobradinho para a cadela Pitucha, 12, não perder a consagração. "Todo ano eu a trago. Sou devota de São Francisco e como ele é o protetor dos animais, não poderia deixá-la de fora. Eu admiro as obras feitas por ele. Tem pessoas que criticam essa missa, mas acho importante porque eles também são criações de Deus e devem ser abençoados", disse.
[FOTO1469442]

Da missa, participam animais de todos os tipos. Alguns bastante inusitados, como tartaruga e pássaros de todos os tipos. A juíza Josélia Fajardo, 41, levou o jabuti de estimação para receber a benção. O animal é o xodó dos filhos dela, João Pedro Fajardo, 8, e Maria Júlia Fajardo, 6, e eles fazem questão de participar do momento. "É importante trazê-los para que tenham mais contato com Deus e com a natureza mesmo", afirmou.

Durante a celebração, canções e orações em prol dos animais são entoados em, aproximadamente, 1 hora e meia de missa. O frei do santuário Rafael Pinheiro contou que desde 1980, a igreja realiza a benção dos animais. Para ele, a data é importante para lembrar que os pets também são criações de Deus. "Essa também é uma forma de glorificar a Deus. Quando você louvo algo criado por ele, você o louva. Graças a Deus as missas são cheias e a energia é muito boa. Os animais dialogam entre eles", brincou o religioso. "É sempre esse clima bom", declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação