Cidades

Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira

DF receberá 100 mil doses. Expectativa do governo é imunizar 95% do público-alvo durante duas etapas

postado em 04/10/2019 22:20
Secretário de Saúde, Osnei Okumoto (ao centro): Ministério da Saúde disponibilizará 100 mil doses para a população do DF Começa, na próxima segunda-feira (7/10), a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. A primeira etapa vai até 25 de outubro e prioriza crianças dos seis meses a menores de cinco anos. A segunda etapa ocorre de 18 a 30 de novembro e terá como foco pessoas com idade entre 20 e 29 anos.

As datas conhecidas como Dia D ; que marcam a mobilização nacional para as imunizações ; estão previstas para 19 de outubro (primeira etapa) e 30 de novembro (segunda etapa), com postos de saúde funcionando das 8h às 17h.

De acordo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), 175 casos suspeitos de sarampo foram investigados de janeiro a setembro. Houve três casos confirmados e 39 ainda estão sob investigação. Ainda segundo a pasta, não houve registros de mortes.

Em entrevista nesta sexta-feira (4/10), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou que a meta é imunizar 95% do público-alvo. "Serão 100 mil doses da vacina disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para a população do DF", disse.

A iniciativa tem o objetivo de fazer com que a população atualize os cartões de vacina com a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. As faixas etárias priorizadas nas duas etapas atendem grupos que são mais vulneráveis ou, historicamente, mais atingidos pelo sarampo.

Técnica de imunização da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis de Transmissão Hídrica e Alimentar, Fernanda Ledes explica que bebês de 6 a 11 meses têm maior chance de apresentar problemas decorrentes do sarampo. "Elas ainda não foram vacinadas na rotina do calendário. Para que a gente evite complicações, fazemos a dose zero", afirmou.

Aos 12 meses, os responsáveis pela criança devem levá-la para tomar a primeira dose; a segunda, é ministrada aos 15 meses.

Onde tomar a vacina

A vacinação pode ser realizada em qualquer posto de saúde, sem restrição por região de moradia. Quem não sabe se está imunizado deve levar os cartões de vacinação até o posto para a avaliação dos profissionais da saúde.

O sarampo é uma doença viral aguda de alta transmissibilidade e pode causar encefalite, cegueira, meningite, otites mais graves e até levar à morte.

Os sintomas incluem febre alta (acima de 38,5;C), manchas avermelhadas pelo corpo, tosse e/ou coriza e conjuntivite, independentemente da idade. A única maneira de evitar a doença é por meio de vacina.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação