Publicidade

Correio Braziliense

Troca da Bandeira terá apresentação da Esquadrilha da Fumaça no DF

Neste domingo (6/10), a cerimônia de troca da Bandeira na Praça dos Três Poderes terá acrobacias da Esquadrilha da Fumaça e visitação na Câmara dos Deputados e Senado Federal


postado em 05/10/2019 10:31 / atualizado em 05/10/2019 11:08

Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar, neste domingo (6/10), durante a cerimônia de troca da Bandeira, em Brasília(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar, neste domingo (6/10), durante a cerimônia de troca da Bandeira, em Brasília (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Neste domingo (6/10) ocorre a tradicional troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes. O evento vai contar com uma programação completa, com atividades para adultos e crianças, a partir das 9h. As apresentações se estenderão pelos céus de Brasília com um show da Esquadrilha da Fumaça, que está previsto para começar às 10h40.

As atividades se somam a comemoração conjunta ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados em alusão ao dia 23 de outubro de 1906, quando Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo. Por terra, a FAB também levará a banda marcial, fará demonstração de cães de guerra, batedores motorizados, simulador de voo, assento ejetável, consoles de Controle de Tráfego Aéreo entre outras atividades, como exposições de uniformes e equipamentos militares. 

Congresso Nacional 

O primeiro domingo do mês também contará com as portas abertas aos turistas que desejarem conhecer o Congresso Nacional. Em participação a solenidade, o Senado e a Câmara dos deputados irá receber visitantes, oferecer publicações sobre a livraria das Casas, símbolos nacionais e de cidadania, além de atividades e programas como o Jovem Senador e o Plenarinho. 

Os visitantes terão acesso ao estande, de 9h ao meio-dia, e receberão informações sobre como participar do processo legislativo do Senado por meio do e-Cidadania. A tour  de visitação ao Palácio do Congresso, será feita pelo Anexo I do Senado na parte da manhã e à tarde, as visitas serão iniciadas pela rampa do Salão Negro.
 
Manhã Cívia 
 
Todas as atividades fazem parte da Manhã Cívica "Brasília: o Brasil começa aqui", realizado pela Secretaria de Turismo (Setur-DF). O órgão se une à Força Aérea Brasileira (FAB), ao Sistema Fecomércio (por meio do Sesc e Senac), à TCB, à Caesb e ao sistema Viibra (Visitação Institucional Integrada em Brasília) para o evento. 

O Sesc montará cama elástica para crianças e campos de minigolfe e de críquete, além de oferecer pedal kart, pintura de rosto e atividades com palhaços. Os participantes vão receber informações sobre saúde bucal e câncer de mama e poderão aferir a pressão e passar por uma sessão de massagem.

Troca da Bandeira começa às 9h deste domingo (6/10), na Praça dos Três Poderes, em Brasília(foto: Divulgação: Luis Tajes)
Troca da Bandeira começa às 9h deste domingo (6/10), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (foto: Divulgação: Luis Tajes)
Durante toda a manhã, haverá distribuição gratuita de água, pela Caesb, e de pipoca, pelo Sesc. E food trucks estarão estacionados junto à praça para venda de lanches e comida. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) estará aberto.

Ônibus da TCB farão rotas turísticas gratuitas na Esplanada. Quem quiser aprofundar os conhecimentos sobre a história e os pontos turísticos da capital poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur.

Troca da Bandeira 

A troca da Bandeira ocorre tradicionalmente todo primeiro domingo do mês.  São 286 metros quadrados e 90kg hasteados até o topo do mastro de 110m de altura. O Pavilhão fica na Praça dos Três Poderes próximo ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.

Serviço
Solenidade de substituição da Bandeira Nacional e Exposição em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira
Quando: Domingo (6/10)
Horário: 9h.
Horário de apresentação da Esquadrilha da Fumaça: 10h40.
Onde: Praça dos Três Poderes/ Brasília (DF).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade