Cidades

Confira o resultado preliminar da eleição dos conselheiros tutelares

Mais de 155 mil pessoas foram às urnas. Conselheiros assumem em janeiro

Juliana Andrade
postado em 06/10/2019 21:58
155 609 pessoas compareceram às urnasOs moradores do Distrito Federal foram às urnas neste domingo (6/10) para eleger os conselheiros tutelares para o mandado de 2020 e 2023. Segunda a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, 155 609 pessoas participaram da eleição, cerca de 23 mil a mais que a eleição passada, que contou com um público de, em média, de 132 mil pessoas. Os conselheiros assumem o mandato em janeiro. Confira o resultado abaixo.

Foram 8 horas de votação e 200 conselheiros eleitos, além de 400 suplentes. Para o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, a votação teve uma presença efetiva dos moradores do DF. "A organização e a participação da população superou as nossas expectativas. Tivemos uma votação tranquila e sem muitas ocorrências;, analisa.

Uma novidade deste ano, foi o uso das urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF). Elas foram instaladas em escolas e faculdades das 30 regiões administrativas do DF. "O uso da urna deu um dinamismo muito maior na eleição. Trouxe mais segurança e transparência para os resultados", garante o secretário. Durante a votação, apenas uma urna apresentou problemas, pela manhã, no Areal. Ela foi substituída sem prejudicar a eleição.

Ocorrências

Segunda a Sejus, o dia de votação foi tranquilo. Houve registro de uma ocorrência em Sobradinho, onde um candidato transportou eleitores para o local de votação. O secretário Gustavo Rocha explica que foi aberta uma ocorrência e que a secretaria vai analisar o caso para que sejam tomadas as devidas providências.

Vagas

O Distrito Federal tem 40 conselhos tutelares, distribuidos em todas as regiões administrativas. Cada uma, com cinco conselheiros titulares. A renumeração mensal dos profissionais é de R$ 4.684,66. Antes de assumirem o cargo, os eleitos terão que fazer um curso de formação inicial com uma carga horária de 40 horas e frequência obrigatória. Os conselheiros têm a função de proteger e garantir o respeitos aos direitos das crianças e dos adolescentes.

Veja o resultado:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação