postado em 07/10/2019 04:15
FGTS: saiba como se proteger de golpes e roubos
Ana Maria da Silva*
No fim de julho, o governo federal anunciou as novas regras para saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Uma Medida Provisória possibilita que os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) saquem até R$ 500 de cada conta, ativa ou inativa, do Fundo de Garantia. Mas a boa notícia também traz preocupações. Com a flexibilização, novos golpes vêm sendo aplicados, e é importante estar atento a alguns cuidados na hora de sacar o benefício.
Segundo o coronel Alexandre de Souza Oliveira, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o golpe virtual é a ocorrência mais registrada relacionada ao FGTS. Nesse tipo de delito, os fraudadores oferecem um link para acesso e simulam a página da Caixa Econômica Federal para solicitar senhas ou códigos dos usuários. ;Hoje, os golpes que temos são adaptados para o Fundo de Garantia. Eles sempre existiram, mas, mais do que nunca, é importante que os usuários estejam atentos aos links e aos e-mails falsos;, alerta.
O coronel explica que, mesmo que esses links apresentem o nome completo ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF), os usuários devem se resguardar e evitar completar as informações sem a confirmação de que de trata de site oficial. ;Conseguir o nome ou o CPF é uma situação muito simples para o estelionatário. A dica que eu dou é: sempre desconfie. E, se precisar de ajuda, peça para alguém conhecido, de preferência, uma pessoa mais jovem e antenada;, diz.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) orienta que, para evitar ser vítima de fraudes virtuais, o beneficiário se certifique de que está fazendo a consulta nos canais oficiais da Caixa. ;Nunca informe dados sobre a sua conta e não acredite em promessas de rentabilidade ou destinos lucrativos;, afirma o instituto. O idec ainda acrescenta que é preciso ficar atento à banalização do uso dos recursos do fundo, e desconfiar de estabelecimentos comerciais que incentivam a gastança. ;O ideal é que o FGTS continue sendo utilizado como uma poupança de longo prazo, em vez de gastá-lo com roupas e supermercados, por exemplo.;
Assaltos
Outra ocorrência muito comum são roubos durante o saque na agência bancária. A dona de casa Mariane Pereira da Silva, 28 anos, conta que, nas duas vezes em que foi sacar o benefício do marido, retirou-o na boca do caixa e, ciente do risco que poderia correr, tomou as devidas precauções. ;Tomei o cuidado de mandar o dinheiro direto para a conta-poupança e levei meu esposo comigo;, lembra.
Os cuidados de Mariane são os mesmos recomendados pelo coronel Alexandre: ;É importante que a pessoa vá fazer o saque acompanhada e em horário comercial. O ideal é que ela saque parte do valor e transfira a outra para uma conta, de forma que evite o resgate integral dos recursos;. Caso seja feito o saque do valor integral, o recomendado é que a pessoa se destine a uma área com grande movimentação de pessoas.
Além disso, o advogado especialista em direito do consumidor Walter Viana alerta os beneficiários para que não aceitem ajuda de pessoas que não sejam identificadas como colaboradoras das agências. ;Para não cair em golpes, é recomendável que o trabalhador procure uma agência da Caixa e que passe os seus dados somente para funcionários devidamente identificados com o crachá do banco;, aconselha. O advogado completa que não há qualquer pagamento de taxa prévia. ;O valor do FGTS será recebido diretamente pelo trabalhador, sem descontos, em espécie ou em conta bancária.;
Caixa
A Caixa esclarece, em nota, que não envia mensagens sobre saques das contas vinculadas do FGTS ou solicita senhas, dados ou informações pessoais. O banco orienta que os trabalhadores busquem informações sobre o FGTS disponíveis nos canais oficiais da CAIXA, pelo endereço www.fgts.caixa.gov.br, aplicativo FGTS, pelo telefone 0800 726 0207 ou em suas agências.
A instituição informa ainda que não envia links, não solicita agendamento de atendimento presencial ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou Whatsapp. A orientação feita aos clientes é que sempre identifiquem empregados e colaboradores das agências por meio dos crachás funcionais e que não aceitem ajuda de pessoas não identificadas.
Estagiária sob a supervisão de Fernando Jordão
Boletim de ocorrência
Caí em uma cilada.E agora?
Caso o beneficiário caia em algum golpe, é importante ir até uma delegacia para fazer o registro do boletim de ocorrência o quanto antes. ;Temos delegacias especializadas em crimes virtuais, e existem policiais treinados para lidar com crimes virtuais. Se a pessoa for ágil para fazer o boletim de ocorrência, é possível chegar ao autor, elucidar a fraude e evitar, inclusive, prejuízo para o consumidor;, diz o coronel Alexandre.
NET
Cobrança incorreta
Paulo Cézar
Guará
O comerciante Paulo Cézar reclama do preço da assinatura, que antes lhe custava R$ 250. ;Me ofereceram um plano de R$ 184. O valor compreenderia o serviço de TV, telefone e banda larga sem fidelidade alguma;, conta. No entanto, para surpresa de Paulo, a fatura, com vencimento no mês passado, chegou mais cara que a anterior, no valor de R$ 281. ;Liguei novamente para a Net e me disseram que esse valor incluía taxa de mudança de plano e nova fidelidade de 18 meses. Argumentei com a atendente que isso não havia sido o negociado, mas ela disse que não poderia resolver;, afirma.
Resposta da empresa
;Em atenção à mensagem enviada em nome do senhor Paulo Cézar de Moura, a Net informa que, em contato com o cliente, corrigiu os valores das faturas. A Net pede desculpas pelos eventuais transtornos e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.;
Comentário do consumidor
;Agora, já está tudo resolvido: reconheceram o erro e mandaram outra fatura com o valor correto;, diz Paulo Cézar.
Reclamações dirigidas a esta seção devem ser feitas da seguinte forma:
; Breve relato dos fatos
; Nome completo, CPF, telefone e endereço
; E-mail: consumidor.df@dabr.com.br
; No caso de e-mail, favor não esquecer de colocar também o número do telefone
; Razão social, endereço e telefone para contato da empresa ou prestador de serviços denunciados
; Enviar para: SIG, Quadra 2, n; 340 CEP 70.610-901 Fax: (61) 3214-1112
Anatel 1331
Anac 0800 725 4445
ANP 0800 970 0267
Anvisa 0800 642 9782
ANS 0800 701 9656
Decon 3362-5935
Inmetro 0800 285 1818
Procon 151
Prodecon 3343-9851 e 3343-9852