Cidades

Campanha contra o sarampo vai até novembro

postado em 08/10/2019 04:15
Najara Diniz e o filho Davi:

Começou ontem a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. A primeira etapa vai até 25 de outubro e prioriza crianças de seis meses a cinco anos. A segunda etapa será de 18 a 30 de novembro e terá como foco pessoas com idade entre 20 e 29 anos.

Segundo o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, 175 casos suspeitos de sarampo foram investigados de janeiro a setembro de 2019: três foram confirmados, 133 descartados e 39 ainda estão sob investigação. A Secretaria de Saúde afirma que nenhuma morte foi registrada.

De acordo com Okumoto, 100 mil doses da vacina serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para imunizar a população do DF. A meta estabelecida pelo Ministério é de 95% da população vacinada. O secretário afirma que, de janeiro a agosto, a cobertura da vacina alcançou 86,9% no DF.

A campanha tem como objetivo atualizar o cartão de vacinação com a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES/DF), a ação é seletiva: somente para quem não tomou a dose da vacina.

;O objetivo dessa campanha é fazer uma busca pelas pessoas que não estão vacinadas. Se é uma criança de 6 a 11 meses que não é vacinada no calendário de rotina, os pais devem procurar para fazer o que chamamos de dose zero. Se a criança tem mais de 12 meses e já tomou as duas doses de rotina, os pais não precisam se preocupar. Não é uma campanha com dose extra, e sim seletiva;, explicou Fernanda Ledes, enfermeira da área técnica de imunização da SES.

As faixas etárias priorizadas atendem grupos que são mais vulneráveis ou historicamente mais atingidos pelo sarampo. Segundo a enfermeira, crianças de 6 a 11 meses possuem uma chance maior de ter complicações em decorrência da doença. Ela lembra que, nesta faixa etária, ;o sarampo pode causar encefalite, cegueiras, meningites, otites mais graves e até levar à morte;. A expectativa da SES é de vacinar cerca de 36 mil crianças.

Para os adultos, a orientação é para que levem seus cartões de vacina quando forem tomar a vacina. De acordo com a SES, muitas pessoas têm dúvidas se já tomaram a dose e o cartão ajuda na triagem para evitar doses desnecessárias.



Prevenção

A bancária Najara Diniz, 35 anos, levou o filho Davi, 10 meses, para tomar a dose zero na Unidade Básica de Saúde 1 do Cruzeiro, já no primeiro dia da campanha.

;É a terceira vez que eu tento vacinar o Davi. Das outras vezes, não foi possível porque ele não tinha um ano de vida e a vacina era só para maiores de 12 meses. Depois, não tinha mais dose porque estava em falta com o fabricante. Hoje vim ver se já está disponível. Acho extremamente importante, principalmente por causa das epidemias que estão acontecendo. Se você deixa de vacinar, passa a devolver doenças para a humanidade;, disse a mãe.

Jacqueline de Castro, 24, aproveitou uma consulta do filho Kauê de Castro, 4, com o pediatra para vaciná-lo na UBS 1 do Cruzeiro. ;É fundamental para a saúde dele. A vacina é importante para que ele não seja prejudicado hoje ou no futuro;, afirmou.

A vacinação pode ser realizada em qualquer posto de saúde, sem restrição por região de moradia. Quem não sabe se possui a dose deve levar os cartões de vacinação até o posto para a avaliação dos profissionais da SES.

Fique ligado

Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo

Etapa 1: 7 a 25 de outubro ; Crianças de seis meses a cinco anos. Dia D: 19/10

Etapa 2: 18 a 30 de novembro ; Adultos de 20 a 29 anos. Dia D: 30/11.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação