Cidades

Prevenção ao suicídio para servidores da segurança é tema de seminário

O evento é aberto ao público e ocorre hoje, até 18h, no auditório da Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/10/2019 12:10
O evento é aberto ao público e ocorre hoje, até 18h, no auditório da Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul

Com o objetivo de discutir e fomentar propostas que visem a qualidade de vida de policiais e militares, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) promove o "Seminário Nacional de Prevenção ao Suicídio para Profissionais de Segurança Pública". O evento é uma cooperação com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e ocorre nesta terça-feira (8/10) até 18h, no auditório da Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul.

São três mesas principais, com os seguintes temas: o suicídio como desafio para as políticas públicas institucionais; a vitimização dos profissionais de segurança pública e avaliação de risco; e experiências exitosas de prevenção ao suicídio. No encontro, haverá também a oficina "Intervenção em crise suicida: escuta ativa, abordagem técnica e negociação".

O foco, segundo o coordenador de valorização profissional da SSP-DF, Marcos Quincoses, é a troca de experiências entre as forças de segurança. "É aproveitar as vivências positivas umas das outras e implementar políticas de prevenção e saúde mental em suas instituições".

A Secretaria de Segurança e o Pnud escolheram debater o tema uma vez que a quantidade de suicídios entre policiais e bombeiros militares no Brasil se elevou nos últimos dois anos, totalizando 104 casos entre 2017 e 2018, de acordo 13; Anuário de Segurança Pública. O dado significa que mais policiais cometeram suicídio do que foram assassinados durante o horário de trabalho nesse período.

A gerente de projetos do Pnud, Raíssa Teixeira, reforça a importância do debate. "É preciso desmistificar este assunto por meio do diálogo franco e qualificado, levando em conta os desafios inerentes à atividade do profissional de segurança pública". O evento é aberto ao público.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação