postado em 09/10/2019 04:15
Com tempo instável desde ontem, a previsão de chuva em áreas isoladas permanece para hoje. De amanhã até domingo, as chances de pancadas diminuem, mas o céu continua com bastante nebulosidade até domingo. A temperatura prevista para hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ficará entre 21;C e 31;C. A umidade, que, desde sábado, permanece em níveis mais confortáveis para a saúde ; com mínima acima dos 25% ;, varia entre 35% e 85%.
Meteorologista do instituto, Heráclio Alves explica que as chuvas devem aparecer de forma intensa só a partir da segunda quinzena de outubro, especialmente na última semana. Ele confirma que, neste ano, o período chuvoso começou mais tarde em relação a 2018, mas que a mudança não se trata de um fenômeno incomum. ;A frequência será regularizada no fim do mês;, diz.
Heráclio acrescenta que uma massa de ar quente e seco que atuou sobre o Centro-Oeste entre setembro e outubro inibiu a formação de nuvens, além da chegada de frentes frias e da umidade que vem da Amazônia. ;Esse cenário impediu a atuação de sistemas causadores da precipitação. Como essa massa está perdendo força, começamos a ter uma frequência maior de chuvas;, analisa. ;É bem característico desta época termos temperaturas mais altas, umidade elevada e pancadas em áreas isoladas;, completa o meteorologista.
Surpresa
Ainda que rápidas, as chuvas de ontem pegaram os brasilienses desprevenidos. Mesmo com a previsão de céu nublado a parcialmente nublado e com possibilidade de pancadas em áreas isoladas, muita gente deixou a sombrinha em casa. Com as chances de aumento da precipitação no fim do mês, esse comportamento deve mudar. Ao menos é o que pretende fazer a funcionária de serviços gerais Mara Carvalho, 59 anos. ;Hoje (ontem), fui pega de surpresa. Odeio guarda-chuva, porque sempre esqueço ou perco. Mas me preparo levando uma sacola na bolsa, uma roupa extra ou saindo mais cedo de casa. O importante é chegar seca no trabalho;, contou a moradora de Santa Maria.
Ao contrário dela, a estudante Caroliny Moura, 18, mantém uma sombrinha na bolsa, independentemente da previsão do tempo. Moradora do Gama, a jovem disse que não esperava enfrentar chuva ontem, mas comemorou. Para lidar com a nova fase do clima no DF, ela conta que anda preparada. ;É tudo imprevisto (nesta época). Então, costumo usar sandálias abertas e levar guarda-chuva, roupas extras, casaco. A chuva é boa. Ainda bem (que veio);, completou a universitária.