Cidades

A maior festa da gastronomia brasiliense

postado em 09/10/2019 04:15
Rosario Tessier venceu o prêmio mais importante, o de Melhor Restaurante de Brasília 2019


A capital federal conheceu, na noite de ontem, os vencedores do sétimo prêmio Encontro Gastrô ; O Melhor de Brasília 2019. Em um concorrido evento, no Centro de Convenções Brasil 21, foram anunciados os campeões em 35 categorias, divididas em quatro grupos ; Lanches e Guloseimas; Diversão; Restaurantes; e Profissionais. A escolha foi feita por um júri formado por 50 pessoas de diversas áreas e por votos via internet. A cerimônia reuniu chefs, sommeliers e outros profissionais da gastronomia brasiliense, além de empresários e personalidades da cidade.

O destaque foi a Trattoria da Rosario, de Rosario Tessier, que conquistou o pódio de Melhor Restaurante de Brasília e Melhor Italiano. À frente da casa, o chef comemorou com muita empolgação: ;Finalmente conseguimos esse prêmio. Nos anos anteriores, quando não conquistávamos essa categoria, o público que nos visitava falava que merecíamos. E ganhar neste ano está sendo uma felicidade enorme;, afirmou Tessier.

Outro nome da cozinha italiana que deu o que falar foi o A Mano. Sob o comando do chef Ronny Peterson, o estabelecimento sagrou-se Restaurante Revelação do ano. ;É um sentimento positivo pelo reconhecimento, esforço e dedicação de toda a equipe. O prêmio só revigora o entusiasmo e a dedicação de cada um;, comemorou Peterson.

Na seção Lanches e Guloseimas, o The Queen;s Place levou o troféu de Melhor Cafeteria. ;Este prêmio vem para coroar todo o trabalho que fizemos na casa, desde o atendimento até as mudanças no cardápio, no último ano. Vencer é algo de muito prestígio para nós;, disse Ricky Araújo, sócio-proprietário. O prêmio de Melhor Chef ficou, pela quarta vez consecutiva, nas mãos de Marcelo Petrarca, que ainda levou mais um para casa: o de Melhor Cozinha Contemporânea, com seu restaurante Lago.

O Coco Bambu, empreendimento muito prestigiado na cidade, venceu em duas categorias: Melhor Bufê Self-Service e Melhor Peixes/Frutos do Mar. Para Beto Pinheiro, um dos sócios da rede, Encontro Gastrô é um prêmio referência da cidade. ;Vencer duas categorias é um reconhecimento importante para o nosso restaurante. Ter a votação pela internet, pegando uma amostra maior de opiniões, faz com que o prêmio seja o mais assertivo sobre os melhores da cidade;, ressaltou.





O empresário e chef Gil Guimarães, à frente da cervejaria Hop Capital Beer, campeã na categoria Carta de Cervejas, e da Baco Pizzaria, segunda colocada em Pizzaria, também salientou a importância da premiação no mercado brasiliense: ;Quando um veículo de comunicação resolve investir, gastar seu tempo e esforço para fazer uma premiação para a cidade, o maior mérito é fazer com que as pessoas pensem a gastronomia local. Tão importante quanto ganhar é você fazer parte desta festa, desta confraternização, celebrando a gastronomia da cidade e do cerrado;.

A noite no Complexo Brasil 21 teve ainda o lançamento da sétima edição da mais importante revista do DF dedicada ao setor. Encontro Gastrô ; O Melhor de Brasília 2019 apresenta, além dos perfis dos vencedores, um guia com mais de 1,4 mil endereços gastronômicos, com 212 páginas.

Também foi lançado no evento de ontem o Quem é Quem no Direito no Distrito Federal 2019/2020, anuário de sucesso com as marcas da revista Encontro e do jornal Correio Braziliense. A publicação reúne perfis de 25 escritórios de destaque e um Guia de Sociedades com mais de 100 escritórios. Além disso, faz uma homenagem ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto. A revista Encontro Gastrô e o guia Quem é Quem no Direito no DF podem ser encontrados nas principais bancas de Brasília.


Vencedores por categoria

DIVERSÃO
; Balada: Canteiro Central
; Bar/Botequim: Fausto & Manoel
; Carta de Cervejas: Hop Capital Beer
; Carta de Drinques: Dudu Bar
; Novidade do Ano/Diversão: Eskina Bar

LANCHES E GULOSEIMAS
; Bufê de Festa: Renata La Porta
; Cafeteria: The Queen;s Place
; Chocolateria/Doceria: Maria Amélia Bolos e Doces
; Confeitaria e Salgados: Casa de Biscoitos Mineiros
; Gelateria/Sorveteria: Bacio di Latte
; Hambúrguer: Madero
; Padaria: Belini Pães e Gastronomia
; Novidade do Ano/Lanches e Guloseimas: Gentil Café

RESTAURANTES

BOA MESA
; Bufê Self-Service: Coco Bambu
; Churrascaria: Steak Bull
; Cozinha Light/Salada: Green;s
; Feijoada: Lake;s
; Peixes/Frutos do Mar: Coco Bambu
; Pizzaria: Valentina

SABORES REGIONAIS
; Árabe: Marzuk
; Cozinha Brasileira: Mangai
; Cozinha do Mundo: Taypá
; Japonês: Soho

ALTA GASTRONOMIA
; Bistrô: Piantas
; Carne/Parrilla: Toro Parrilla
; Carta de Vinhos: Grand Cru
; Cozinha Contemporânea: Lago Restaurante
; Cozinha Variada: Oliver
; Francês: Le Jardin du Golf
; Italiano: Trattoria da Rosario
; Restaurante Revelação: A Mano
; Melhor Restaurante de Brasília: Trattoria da Rosario

PROFISSIONAIS
; Sommelier: Tiago Pereira (Trattoria da Rosario)
; Chef Revelação: Bruno Kamakura (Roji)
; Chef: Marcelo Petrarca (Bloco C, Lago Restaurante e Reverso)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação